Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA ESTRUTURA AO USO DA LÍNGUA: A PRESENÇA DO OPERADOR MASSN NA PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO, TEXTO DE OPINIÃO, OPERADOR Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59779
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 4359
    "titulo" => "DA ESTRUTURA AO USO DA LÍNGUA: A PRESENÇA DO OPERADOR MASSN NA PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO"
    "resumo" => """
      APOIADOS NA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA, TEORIA ESTA POSTULADA POR ANSCOMBRE E DUCROT\r\n
      (1994), CONSTITUI OBJETIVO NOSSO NESTE TRABALHO APRESENTAR UMA ANÁLISE DO OPERADOR MASSN NO TEXTO DE\r\n
      OPINIÃO. NO TOTAL, TROUXEMOS PARA NOSSAS ANÁLISES CINCO RECORTES DE TEXTOS. APOIARÃO AINDA NOSSOS\r\n
      ESTUDOS AS CONTRIBUIÇÕES APRESENTADAS POR DUCROT (1987) E DUCROT E VOGT (1982), QUANDO APRESENTAM\r\n
      ESTUDOS MAIS CONSUBSTANCIAIS SOBRE OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS, MAIS PRECISAMENTE O OPERADOR\r\n
      “MAS”. OS TEXTOS AQUI FORAM SELECIONADOS DO PSS (PROCESSO SELETIVO SERIADO – 2009) REALIZADO PELA\r\n
      UFPB. AO FINAL DE NOSSAS ANÁLISES, PERCEBEMOS QUE O OPERADOR “MAS”, ALÉM DO QUE É PROPOSTO PELAS\r\n
      GRAMÁTICAS TRADICIONAIS, FUNCIONAM COMO OPERADOR QUE PÕE EM CENA OUTRAS VOZES, E AINDA SERVEM PARA\r\n
      QUE O LOCUTOR RESPONSÁVEL PELO TEXTO EXPONHA SEU ENGAJAMENTO DIANTE DO FATO APRESENTADO, EM\r\n
      DIFERENTES GRAUS. LOGO, ENTENDEMOS QUE ESTUDOS TEÓRICOS PRECISAM COM URGÊNCIA ESTAREM LIGADOS ÀS\r\n
      PRÁTICAS DE SALA DE AULA, SE O NOSSO OBJETIVO FOR REALMENTE PROPORCIONAR AOS NOSSOS ALUNOS CONDIÇÕES\r\n
      PARA LEITURA E ESCRITAS EFETIVAS DE TEXTOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, TEXTO DE OPINIÃO, OPERADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID4359_06082019105137.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS SILVA"
    "autor_email" => "marco_sil2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59779
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 4359
    "titulo" => "DA ESTRUTURA AO USO DA LÍNGUA: A PRESENÇA DO OPERADOR MASSN NA PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO"
    "resumo" => """
      APOIADOS NA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA, TEORIA ESTA POSTULADA POR ANSCOMBRE E DUCROT\r\n
      (1994), CONSTITUI OBJETIVO NOSSO NESTE TRABALHO APRESENTAR UMA ANÁLISE DO OPERADOR MASSN NO TEXTO DE\r\n
      OPINIÃO. NO TOTAL, TROUXEMOS PARA NOSSAS ANÁLISES CINCO RECORTES DE TEXTOS. APOIARÃO AINDA NOSSOS\r\n
      ESTUDOS AS CONTRIBUIÇÕES APRESENTADAS POR DUCROT (1987) E DUCROT E VOGT (1982), QUANDO APRESENTAM\r\n
      ESTUDOS MAIS CONSUBSTANCIAIS SOBRE OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS, MAIS PRECISAMENTE O OPERADOR\r\n
      “MAS”. OS TEXTOS AQUI FORAM SELECIONADOS DO PSS (PROCESSO SELETIVO SERIADO – 2009) REALIZADO PELA\r\n
      UFPB. AO FINAL DE NOSSAS ANÁLISES, PERCEBEMOS QUE O OPERADOR “MAS”, ALÉM DO QUE É PROPOSTO PELAS\r\n
      GRAMÁTICAS TRADICIONAIS, FUNCIONAM COMO OPERADOR QUE PÕE EM CENA OUTRAS VOZES, E AINDA SERVEM PARA\r\n
      QUE O LOCUTOR RESPONSÁVEL PELO TEXTO EXPONHA SEU ENGAJAMENTO DIANTE DO FATO APRESENTADO, EM\r\n
      DIFERENTES GRAUS. LOGO, ENTENDEMOS QUE ESTUDOS TEÓRICOS PRECISAM COM URGÊNCIA ESTAREM LIGADOS ÀS\r\n
      PRÁTICAS DE SALA DE AULA, SE O NOSSO OBJETIVO FOR REALMENTE PROPORCIONAR AOS NOSSOS ALUNOS CONDIÇÕES\r\n
      PARA LEITURA E ESCRITAS EFETIVAS DE TEXTOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, TEXTO DE OPINIÃO, OPERADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID4359_06082019105137.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS SILVA"
    "autor_email" => "marco_sil2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

APOIADOS NA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA, TEORIA ESTA POSTULADA POR ANSCOMBRE E DUCROT (1994), CONSTITUI OBJETIVO NOSSO NESTE TRABALHO APRESENTAR UMA ANÁLISE DO OPERADOR MASSN NO TEXTO DE OPINIÃO. NO TOTAL, TROUXEMOS PARA NOSSAS ANÁLISES CINCO RECORTES DE TEXTOS. APOIARÃO AINDA NOSSOS ESTUDOS AS CONTRIBUIÇÕES APRESENTADAS POR DUCROT (1987) E DUCROT E VOGT (1982), QUANDO APRESENTAM ESTUDOS MAIS CONSUBSTANCIAIS SOBRE OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS, MAIS PRECISAMENTE O OPERADOR “MAS”. OS TEXTOS AQUI FORAM SELECIONADOS DO PSS (PROCESSO SELETIVO SERIADO – 2009) REALIZADO PELA UFPB. AO FINAL DE NOSSAS ANÁLISES, PERCEBEMOS QUE O OPERADOR “MAS”, ALÉM DO QUE É PROPOSTO PELAS GRAMÁTICAS TRADICIONAIS, FUNCIONAM COMO OPERADOR QUE PÕE EM CENA OUTRAS VOZES, E AINDA SERVEM PARA QUE O LOCUTOR RESPONSÁVEL PELO TEXTO EXPONHA SEU ENGAJAMENTO DIANTE DO FATO APRESENTADO, EM DIFERENTES GRAUS. LOGO, ENTENDEMOS QUE ESTUDOS TEÓRICOS PRECISAM COM URGÊNCIA ESTAREM LIGADOS ÀS PRÁTICAS DE SALA DE AULA, SE O NOSSO OBJETIVO FOR REALMENTE PROPORCIONAR AOS NOSSOS ALUNOS CONDIÇÕES PARA LEITURA E ESCRITAS EFETIVAS DE TEXTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.