ESTE TRABALHO, DERIVADO DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE QUÍMICA (PEQUI/UFRJ), EM PARCERIA COM O LABORATÓRIO DE PESQUISAS, ESTUDOS E EXTENSÃO EM GÊNEROS, SEXUALIDADES E RAÇA EM EDUCAÇÃO E EM DIREITOS HUMANOS (GE-SER/UFRJ), APRESENTA UMA PROPOSTA DE DISCUSSÃO SOBRE O TEMA GÊNERO EM UMA AULA NA DISCIPLINA QUÍMICA, NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (CAP-UFRJ), NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. A RELEVÂNCIA DO TRABALHO SE EVIDENCIA PELA ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS, QUÍMICOS E SOCIAIS, NA TENTATIVA DE PROVOCAR REFLEXÕES ACERCA DO DESPERTAR DA POTÊNCIA FEMININA A PARTIR DO ESTUDO SOBRE AS DIVERSAS SENSAÇÕES PROVOCADAS AO UTILIZAR DIFERENTES RECURSOS METODOLÓGICOS (TRECHOS LITERÁRIOS, MÚSICA, VIDEOCLIPE E SÉRIES), ENTENDENDO A QUÍMICA IMBRICADA NESTAS SENSAÇÕES COM FUNDAMENTO NAS “MOLÉCULAS DAS EMOÇÕES”. INTENCIONAMOS CESSAR O SILÊNCIO SOBRE DETERMINADOS TEMAS NA ESCOLA, A EXEMPLO DO GÊNERO, ALÉM DE CONSOLIDAR A DISCIPLINA ESCOLAR COMO UM POTENTE CAMPO DE RESISTÊNCIAS E LUTAS PARA A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE. OS EIXOS TEÓRICOS CONDUTORES DESTE TRABALHO SÃO CANDACE PERT, QUE ESTABELECE A CONEXÃO MENTE/CORPO; MARLUCE ALVES PARAÍSO, QUE NOS TRAZ POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE AS PRÁTICAS CURRICULARES E O TEMA GÊNERO, SUBLINHANDO A NECESSIDADE DA RESISTÊNCIA EM SE TRATAR DESTE TÓPICO; LONDA SCHIEBINGER, QUE DÁ CONTA DE APONTAR A NECESSIDADE DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA CIÊNCIA; E STUART HALL, QUE CONDUZ A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES A PARTIR DA DISCUSSÃO DE GÊNERO E CIÊNCIA DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA.