QUANTO CUSTA UMA CAIXINHA DE AMOR PRÓPRIO?
O DESPERTAR DA POTÊNCIA FEMININA A PARTIR DAS AULAS DE QUÍMICA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62341 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2287 "inscrito_id" => 9810 "titulo" => """ QUANTO CUSTA UMA CAIXINHA DE AMOR PRÓPRIO?\r\n O DESPERTAR DA POTÊNCIA FEMININA A PARTIR DAS AULAS DE QUÍMICA. """ "resumo" => "ESTE TRABALHO, DERIVADO DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE QUÍMICA (PEQUI/UFRJ), EM PARCERIA COM O LABORATÓRIO DE PESQUISAS, ESTUDOS E EXTENSÃO EM GÊNEROS, SEXUALIDADES E RAÇA EM EDUCAÇÃO E EM DIREITOS HUMANOS (GE-SER/UFRJ), APRESENTA UMA PROPOSTA DE DISCUSSÃO SOBRE O TEMA GÊNERO EM UMA AULA NA DISCIPLINA QUÍMICA, NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (CAP-UFRJ), NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. A RELEVÂNCIA DO TRABALHO SE EVIDENCIA PELA ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS, QUÍMICOS E SOCIAIS, NA TENTATIVA DE PROVOCAR REFLEXÕES ACERCA DO DESPERTAR DA POTÊNCIA FEMININA A PARTIR DO ESTUDO SOBRE AS DIVERSAS SENSAÇÕES PROVOCADAS AO UTILIZAR DIFERENTES RECURSOS METODOLÓGICOS (TRECHOS LITERÁRIOS, MÚSICA, VIDEOCLIPE E SÉRIES), ENTENDENDO A QUÍMICA IMBRICADA NESTAS SENSAÇÕES COM FUNDAMENTO NAS “MOLÉCULAS DAS EMOÇÕES”. INTENCIONAMOS CESSAR O SILÊNCIO SOBRE DETERMINADOS TEMAS NA ESCOLA, A EXEMPLO DO GÊNERO, ALÉM DE CONSOLIDAR A DISCIPLINA ESCOLAR COMO UM POTENTE CAMPO DE RESISTÊNCIAS E LUTAS PARA A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE. OS EIXOS TEÓRICOS CONDUTORES DESTE TRABALHO SÃO CANDACE PERT, QUE ESTABELECE A CONEXÃO MENTE/CORPO; MARLUCE ALVES PARAÍSO, QUE NOS TRAZ POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE AS PRÁTICAS CURRICULARES E O TEMA GÊNERO, SUBLINHANDO A NECESSIDADE DA RESISTÊNCIA EM SE TRATAR DESTE TÓPICO; LONDA SCHIEBINGER, QUE DÁ CONTA DE APONTAR A NECESSIDADE DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA CIÊNCIA; E STUART HALL, QUE CONDUZ A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES A PARTIR DA DISCUSSÃO DE GÊNERO E CIÊNCIA DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CORPO, MULHER, GÊNERO, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID9810_15082019231915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MONTEIRO" "autor_email" => "nina.ufrj08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62341 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2287 "inscrito_id" => 9810 "titulo" => """ QUANTO CUSTA UMA CAIXINHA DE AMOR PRÓPRIO?\r\n O DESPERTAR DA POTÊNCIA FEMININA A PARTIR DAS AULAS DE QUÍMICA. """ "resumo" => "ESTE TRABALHO, DERIVADO DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE QUÍMICA (PEQUI/UFRJ), EM PARCERIA COM O LABORATÓRIO DE PESQUISAS, ESTUDOS E EXTENSÃO EM GÊNEROS, SEXUALIDADES E RAÇA EM EDUCAÇÃO E EM DIREITOS HUMANOS (GE-SER/UFRJ), APRESENTA UMA PROPOSTA DE DISCUSSÃO SOBRE O TEMA GÊNERO EM UMA AULA NA DISCIPLINA QUÍMICA, NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (CAP-UFRJ), NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. A RELEVÂNCIA DO TRABALHO SE EVIDENCIA PELA ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS, QUÍMICOS E SOCIAIS, NA TENTATIVA DE PROVOCAR REFLEXÕES ACERCA DO DESPERTAR DA POTÊNCIA FEMININA A PARTIR DO ESTUDO SOBRE AS DIVERSAS SENSAÇÕES PROVOCADAS AO UTILIZAR DIFERENTES RECURSOS METODOLÓGICOS (TRECHOS LITERÁRIOS, MÚSICA, VIDEOCLIPE E SÉRIES), ENTENDENDO A QUÍMICA IMBRICADA NESTAS SENSAÇÕES COM FUNDAMENTO NAS “MOLÉCULAS DAS EMOÇÕES”. INTENCIONAMOS CESSAR O SILÊNCIO SOBRE DETERMINADOS TEMAS NA ESCOLA, A EXEMPLO DO GÊNERO, ALÉM DE CONSOLIDAR A DISCIPLINA ESCOLAR COMO UM POTENTE CAMPO DE RESISTÊNCIAS E LUTAS PARA A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE. OS EIXOS TEÓRICOS CONDUTORES DESTE TRABALHO SÃO CANDACE PERT, QUE ESTABELECE A CONEXÃO MENTE/CORPO; MARLUCE ALVES PARAÍSO, QUE NOS TRAZ POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE AS PRÁTICAS CURRICULARES E O TEMA GÊNERO, SUBLINHANDO A NECESSIDADE DA RESISTÊNCIA EM SE TRATAR DESTE TÓPICO; LONDA SCHIEBINGER, QUE DÁ CONTA DE APONTAR A NECESSIDADE DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA CIÊNCIA; E STUART HALL, QUE CONDUZ A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES A PARTIR DA DISCUSSÃO DE GÊNERO E CIÊNCIA DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CORPO, MULHER, GÊNERO, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID9810_15082019231915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MONTEIRO" "autor_email" => "nina.ufrj08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }