Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 242
O USO DO JOGO DIDÁTICO “DESCOMPLICANDO A CÉLULA” E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, ENSINO, CÉLULA, BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, VISTO ISSO, É IMPORTANTE QUE ALUNOS DE LICENCIATURA TENHAM O CONTATO E A POSSIBILIDADE DE CRIAR JOGOS QUE ATENTEM A DEMANDA EDUCACIONAL. ATRAVÉS DE NOVAS FORMAS DE ENSINAR, O FUTURO DOCENTE ESTARÁ MELHOR AMPARADO NA PRÁXIS DO ENSINO E PODERÁ CONTRIBUIR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NA VIDA ACADÊMICA DE SEUS ALUNOS. O JOGO DESCOBRINDO A CÉLULA FOI CRIADO DURANTE A MONITORIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR E APLICADO COM DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO 1º SEMESTRE, COM O INTUITO DE FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. COMO TAMBÉM DE ESTIMULAR O USO DE DIFERENTES RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA POR LICENCIANDOS. O JOGO DISPÕE DE UM TABULEIRO, PEÕES E PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS, CONFORME AS DÚVIDAS SURGIAM AS QUESTÕES FORAM DISCUTIDAS. DEPOIS DA APLICAÇÃO DO JOGO OS 27 DISCENTES RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS ATRIBUINDO NOTAS DE 1(RUIM), 3(BOM) E 5(EXCELENTE) GERANDO OS RESULTADOS QUE DESTACAMOS DE MELHORES PONTUAÇÕES (BONS A EXCELENTES) ENTRE OS ESTUDANTES A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO EXCELENTE A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA SEU APRENDIZADO, AUXILIAR NO ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ESTIMULO A REFLEXÃO E RACIOCÍNIO, DESPERTAR O INTERESSE PELO CONTEÚDO, COOPERAÇÃO E INTERAÇÃO COLETIVA E ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE QUALIDADE. TAMBÉM É IMPORTANTE RESSALTAR QUE GRANDE PARTE AFIRMOU NÃO TER CONTATO COM TAL METODOLOGIA MAIS QUE CONSIDERAM PROVEITOSO O SEU USO NO ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.