APLICAÇÃO DO JOGO SHIKAKU COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59098 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 910 "inscrito_id" => 3115 "titulo" => "APLICAÇÃO DO JOGO SHIKAKU COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "A APLICAÇÃO CONSCIENTE DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA, PODE AJUDAR O PROFESSOR A PROPICIAR UM AMBIENTE AGRADÁVEL PARA A APRENDIZAGEM DE DETERMINADOS CONTEÚDOS, PODENDO CONTRIBUIR EM EXPLORAR ALGUNS CONCEITOS, TESTAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS E PRINCIPALMENTE DESENVOLVER A AUTOCONFIANÇA DO ALUNO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A PESQUISA TEVE COMO PROPÓSITO DISCUTIR SOBRE NOVAS FORMAS DE SE ENSINAR MATEMÁTICA, PARA ISSO FOI REALIZADA UMA OFICINA, SENDO EXPOSTO MÉTODOS DE ENSINO PARA A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO, COM ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM, A ORGANIZAÇÃO, CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO E RACIOCÍNIO LÓGICO, EVIDENCIANDO TÓPICOS DE MATEMÁTICA, ESTES IMPLÍCITOS NO JOGO DE SHIKAKU QUE PODEM SER TRABALHADOS EM SALA DE AULA PELO PROFESSOR, MOTIVANDO E FACILITANDO O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS, POR CONSEQUÊNCIA DESMISTIFICANDO O ENSINO TRADICIONAL QUE POR DÉCADAS ESTEVE PRESENTE NAS AULAS DE MATEMÁTICA, E INCENTIVANDO AOS FUTUROS PROFESSORES SOBRE A RELEVÂNCIA DE SE PROMOVER UMA AULA DINÂMICA. TEMOS COMO OBJETIVOS: MOSTRAR A VERSATILIDADE DE SE TRABALHAR O JOGO DE SHIKAKU EM SALA, CONFECCIONAR O TABULEIRO USADO NO MESMO, TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO E GEOMETRIA PLANA PRESENTE NO MESMO E O ENSINO DE ESTRATÉGIAS BUSCANDO OBTER MELHORES RESULTADOS. PARA CONSECUÇÃO DOS NOSSOS OBJETIVOS FOI ABORDADA NA OFICINA UMA APRESENTAÇÃO DE SLIDES SOBRE A ORIGEM DO JOGO E COMO ELE FUNCIONA, RETRATANDO COMO O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS É UMA BOA OPÇÃO PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM EXPRESSAR SUAS DIFICULDADES E AO MESMO TEMPO POSSAM EXPRESSAR SUAS POTENCIALIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, LÚDICO, MATEMÁTICA, SHIKAKU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID3115_04082019202513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL LIMA VIANA" "autor_nome_curto" => "L. GABRIEL" "autor_email" => "lucas54ga@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59098 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 910 "inscrito_id" => 3115 "titulo" => "APLICAÇÃO DO JOGO SHIKAKU COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "A APLICAÇÃO CONSCIENTE DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA, PODE AJUDAR O PROFESSOR A PROPICIAR UM AMBIENTE AGRADÁVEL PARA A APRENDIZAGEM DE DETERMINADOS CONTEÚDOS, PODENDO CONTRIBUIR EM EXPLORAR ALGUNS CONCEITOS, TESTAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS E PRINCIPALMENTE DESENVOLVER A AUTOCONFIANÇA DO ALUNO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A PESQUISA TEVE COMO PROPÓSITO DISCUTIR SOBRE NOVAS FORMAS DE SE ENSINAR MATEMÁTICA, PARA ISSO FOI REALIZADA UMA OFICINA, SENDO EXPOSTO MÉTODOS DE ENSINO PARA A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO, COM ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM, A ORGANIZAÇÃO, CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO E RACIOCÍNIO LÓGICO, EVIDENCIANDO TÓPICOS DE MATEMÁTICA, ESTES IMPLÍCITOS NO JOGO DE SHIKAKU QUE PODEM SER TRABALHADOS EM SALA DE AULA PELO PROFESSOR, MOTIVANDO E FACILITANDO O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS, POR CONSEQUÊNCIA DESMISTIFICANDO O ENSINO TRADICIONAL QUE POR DÉCADAS ESTEVE PRESENTE NAS AULAS DE MATEMÁTICA, E INCENTIVANDO AOS FUTUROS PROFESSORES SOBRE A RELEVÂNCIA DE SE PROMOVER UMA AULA DINÂMICA. TEMOS COMO OBJETIVOS: MOSTRAR A VERSATILIDADE DE SE TRABALHAR O JOGO DE SHIKAKU EM SALA, CONFECCIONAR O TABULEIRO USADO NO MESMO, TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO E GEOMETRIA PLANA PRESENTE NO MESMO E O ENSINO DE ESTRATÉGIAS BUSCANDO OBTER MELHORES RESULTADOS. PARA CONSECUÇÃO DOS NOSSOS OBJETIVOS FOI ABORDADA NA OFICINA UMA APRESENTAÇÃO DE SLIDES SOBRE A ORIGEM DO JOGO E COMO ELE FUNCIONA, RETRATANDO COMO O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS É UMA BOA OPÇÃO PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM EXPRESSAR SUAS DIFICULDADES E AO MESMO TEMPO POSSAM EXPRESSAR SUAS POTENCIALIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, LÚDICO, MATEMÁTICA, SHIKAKU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID3115_04082019202513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL LIMA VIANA" "autor_nome_curto" => "L. GABRIEL" "autor_email" => "lucas54ga@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }