SOARES, Silvana Mendes Sabino. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63009>. Acesso em: 05/11/2024 09:02
A LEITURA, HABILIDADE RELEVANTE NAS SOCIEDADES LETRADAS, REPRESENTA A POSSIBILIDADE DE ACESSO A DIVERSOS BENS CULTURAIS QUE SE UTILIZAM DA LINGUAGEM ESCRITA. NA ESCOLA, SIGNIFICA UM DESAFIO À AÇÃO DOCENTE EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS QUE GARANTAM SEU APRENDIZADO, NESSE SENTIDO, AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA LEITURA TÊM IMPLICAÇÃO DIRETA NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESSA HABILIDADE. COM O FIM DE IDENTIFICAR A CONCEPÇÃO DE LEITURA, ENTREVISTARAM-SE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DE FORTALEZA. AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS (TRIVIÑOS,1987), NORTEADAS POR ROTEIRO ESPECÍFICO, FORAM REGISTRADAS POR AUDIOGRAVAÇÃO. AS FALAS DOS SUJEITOS FORAM RETEXTUALIZADAS (MARCUSCHI, 2010) E ANALISADAS À LUZ DE TEORIAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE LEITURA E PRÁTICA DOCENTE COM A LEITURA. KOCH E ELIAS (2011), MORAIS (2012), SOARES (1998; 2005), SOLÉ (1998), ZABALA (1998), ENTRE OUTROS, COMPUSERAM O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO QUE UTILIZOU A ANÁLISE DE CONTEÚDO (BDIM, 2011) PARA INFERÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS PARA ANÁLISE. O ESTUDO IDENTIFICOU A CONCEPÇÃO DE LEITURA DAS PROFESSORAS COMO UM ATO INTERATIVO, COMPLEXO, QUE NECESSITA DE METODOLOGIAS ESPECÍFICAS EVIDENCIANDO, DE FORMA EXPLÍCITA, A RELEVÂNCIA DO DOCENTE COMO MODELO DE LEITOR PARA OS APRENDIZES COM O FIM DE DESPERTAR-LHES O DESEJO DE LER E DE APRENDER A LER.