“A GENTE, AQUI NA ESCOLA, É MODELO!”: CONCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DA LEITURA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63009 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2252 "inscrito_id" => 1610 "titulo" => "“A GENTE, AQUI NA ESCOLA, É MODELO!”: CONCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DA LEITURA" "resumo" => "A LEITURA, HABILIDADE RELEVANTE NAS SOCIEDADES LETRADAS, REPRESENTA A POSSIBILIDADE DE ACESSO A DIVERSOS BENS CULTURAIS QUE SE UTILIZAM DA LINGUAGEM ESCRITA. NA ESCOLA, SIGNIFICA UM DESAFIO À AÇÃO DOCENTE EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS QUE GARANTAM SEU APRENDIZADO, NESSE SENTIDO, AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA LEITURA TÊM IMPLICAÇÃO DIRETA NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESSA HABILIDADE. COM O FIM DE IDENTIFICAR A CONCEPÇÃO DE LEITURA, ENTREVISTARAM-SE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DE FORTALEZA. AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS (TRIVIÑOS,1987), NORTEADAS POR ROTEIRO ESPECÍFICO, FORAM REGISTRADAS POR AUDIOGRAVAÇÃO. AS FALAS DOS SUJEITOS FORAM RETEXTUALIZADAS (MARCUSCHI, 2010) E ANALISADAS À LUZ DE TEORIAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE LEITURA E PRÁTICA DOCENTE COM A LEITURA. KOCH E ELIAS (2011), MORAIS (2012), SOARES (1998; 2005), SOLÉ (1998), ZABALA (1998), ENTRE OUTROS, COMPUSERAM O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO QUE UTILIZOU A ANÁLISE DE CONTEÚDO (BDIM, 2011) PARA INFERÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS PARA ANÁLISE. O ESTUDO IDENTIFICOU A CONCEPÇÃO DE LEITURA DAS PROFESSORAS COMO UM ATO INTERATIVO, COMPLEXO, QUE NECESSITA DE METODOLOGIAS ESPECÍFICAS EVIDENCIANDO, DE FORMA EXPLÍCITA, A RELEVÂNCIA DO DOCENTE COMO MODELO DE LEITOR PARA OS APRENDIZES COM O FIM DE DESPERTAR-LHES O DESEJO DE LER E DE APRENDER A LER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, CONCEPÇÕES, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1610_15082019221045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA MENDES SABINO SOARES" "autor_nome_curto" => "SILVANA SABINO" "autor_email" => "silsabinoso@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63009 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2252 "inscrito_id" => 1610 "titulo" => "“A GENTE, AQUI NA ESCOLA, É MODELO!”: CONCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DA LEITURA" "resumo" => "A LEITURA, HABILIDADE RELEVANTE NAS SOCIEDADES LETRADAS, REPRESENTA A POSSIBILIDADE DE ACESSO A DIVERSOS BENS CULTURAIS QUE SE UTILIZAM DA LINGUAGEM ESCRITA. NA ESCOLA, SIGNIFICA UM DESAFIO À AÇÃO DOCENTE EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS QUE GARANTAM SEU APRENDIZADO, NESSE SENTIDO, AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA LEITURA TÊM IMPLICAÇÃO DIRETA NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESSA HABILIDADE. COM O FIM DE IDENTIFICAR A CONCEPÇÃO DE LEITURA, ENTREVISTARAM-SE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DE FORTALEZA. AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS (TRIVIÑOS,1987), NORTEADAS POR ROTEIRO ESPECÍFICO, FORAM REGISTRADAS POR AUDIOGRAVAÇÃO. AS FALAS DOS SUJEITOS FORAM RETEXTUALIZADAS (MARCUSCHI, 2010) E ANALISADAS À LUZ DE TEORIAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE LEITURA E PRÁTICA DOCENTE COM A LEITURA. KOCH E ELIAS (2011), MORAIS (2012), SOARES (1998; 2005), SOLÉ (1998), ZABALA (1998), ENTRE OUTROS, COMPUSERAM O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO QUE UTILIZOU A ANÁLISE DE CONTEÚDO (BDIM, 2011) PARA INFERÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS PARA ANÁLISE. O ESTUDO IDENTIFICOU A CONCEPÇÃO DE LEITURA DAS PROFESSORAS COMO UM ATO INTERATIVO, COMPLEXO, QUE NECESSITA DE METODOLOGIAS ESPECÍFICAS EVIDENCIANDO, DE FORMA EXPLÍCITA, A RELEVÂNCIA DO DOCENTE COMO MODELO DE LEITOR PARA OS APRENDIZES COM O FIM DE DESPERTAR-LHES O DESEJO DE LER E DE APRENDER A LER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, CONCEPÇÕES, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1610_15082019221045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA MENDES SABINO SOARES" "autor_nome_curto" => "SILVANA SABINO" "autor_email" => "silsabinoso@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }