O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO COM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, NUMA ESCOLA PARTICULAR, DURANTE AS EXIGÊNCIAS DO ESTÁGIO III EM PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS, DO 10º SEMESTRE, DO CURSO DE PSICOLOGIA. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA, COM O OBJETIVO DE TRABALHAR O AUTOCONHECIMENTO COMO PARTE DO PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL. O MÉTODO UTILIZADO: PESQUISA DE CAMPO COM ABORDAGEM QUALITATIVA. AS INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL A LUZ DA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA FOI NORTEADORA QUE IDENTIFICOU DE MANEIRA SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DO DISCURSO E DO COMPORTAMENTO DOS JOVENS DURANTE O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL QUE A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE SI NA ESCOLHA PROFISSIONAL, O LEVANTAMENTO DOS REAIS INTERESSES PESSOAIS E PROFISSIONAIS SÃO IMPORTANTES E RELEVANTES PARA COMPREENDER QUE ATRAVÉS DE UMA ESCOLHA CONSCIENTE SERÁ POSSÍVEL UMA SATISFAÇÃO PESSOAL E CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO EDUCACIONAL, BIOPSICOSSOCIAL, CULTURAL, ESPIRITUAL PARA ESTE ADOLESCENTE QUE BUSCA TORNA-SE UM ADULTO AUTÔNOMO. FOI COMPREENDIDO TAMBÉM QUE A ESCOLHA DA PROFISSÃO EXERCE INFLUÊNCIA DE DETERMINANTES COMO A FAMÍLIA, AMIGOS, MERCADO, O GRUPO SOCIAL, A MÍDIA, DA CLASSE SOCIAL E NAS CONDIÇÕES SOCIAIS QUE O INDIVÍDUO, CONTRIBUINDO NA GRANDE MAIORIA COMO “DEFINIDOR” QUANTO O PROCESSO DE ESCOLHA.