Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS PARA UMA ESCOLA QUE TRANSFORMA: DO TECNICISMO ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ

Palavra-chaves: TECNICISMO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59501
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2509
    "inscrito_id" => 11012
    "titulo" => "CAMINHOS PARA UMA ESCOLA QUE TRANSFORMA: DO TECNICISMO ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ"
    "resumo" => "A REDE DE ENSINO DO ESTADO DO CEARÁ CONTA COM UMA DAS MAIORES REDES DE ENSINO MÉDIO INTEGRADA A PROFISSIONALIZAÇÃO. PERFAZENDO UM QUINTO DE SUA OFERTA. CORRESPONDENDO A 119 UNIDADES E SEUS RESULTADOS SÃO RESPONSÁVEIS PELAS MELHORES NOTAS DE IDEB DO ESTADO, SENDO QUINTO NO RANKING NACIONAL E TEM UMA TAXA DE INSERÇÃO DE 30% NO MERCADO E 40% NO ENSINO SUPERIOR. PORÉM, AINDA É TAXADA POR APRESENTA-SE COM TECNICISTA E DUALISTA PEDAGÓGICA. PARTE-SE DA QUESTÃO: O QUE AINDA HÁ DE TECNICISMO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-EEEP? PARA TANTO, TEM-SE POR OBJETIVO GERAL: APRESENTAR O MODELO EDUCACIONAL DESENVOLVIDOS POR ESTAS ESCOLAS, COMO EXEMPLO DE INSERÇÃO SOCIAL E ACADÊMICA, AO MESMO TEMPO QUE SE DISTÂNCIA DO TECNICISMO CLÁSSICO POR MEIO DE SUAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, PARA ISSO, TEM-SE POR INSTRUCIONAIS: A) APRESENTAR O MODELO TECNICISTA E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL E B) CARACTERIZAR O MODELO PEDAGÓGICO DAS EEEP/CE E SEUS AVANÇOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS ALUNOS. USOU-SE O APORTE TEÓRICO DE LIMA (2013) E SAVIANI (2008, 2015 E 2016), PRINCIPALMENTE, PARA A COMPREENSÃO DO MODELO TECNICISTA NO BRASIL. COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, COM ABORDAGEM DIRETA INTENSIVA, TIPO ENTREVISTA OS PRINCIPAIS DADOS NUMÉRICOS FORAM DISPONIBILIZADOS PELA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (COEDP/SEDUC) E O DEPOIMENTO DE 08 (OITO) ALUNOS, 03 (TRÊS) PROFESSORES E 02 (DOIS) GESTORES QUE EXPUSERAM SEUS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO COM O MODELO PEDAGÓGICO DESTAS ESCOLAS. OS PRIMEIROS ACHADOS APRESENTAM A CAMINHOS CLAROS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "TECNICISMO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID11012_21082019101037.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALMIR GUIMARÃES.'."
    "autor_email" => "valmir_guimaraes@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59501
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2509
    "inscrito_id" => 11012
    "titulo" => "CAMINHOS PARA UMA ESCOLA QUE TRANSFORMA: DO TECNICISMO ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ"
    "resumo" => "A REDE DE ENSINO DO ESTADO DO CEARÁ CONTA COM UMA DAS MAIORES REDES DE ENSINO MÉDIO INTEGRADA A PROFISSIONALIZAÇÃO. PERFAZENDO UM QUINTO DE SUA OFERTA. CORRESPONDENDO A 119 UNIDADES E SEUS RESULTADOS SÃO RESPONSÁVEIS PELAS MELHORES NOTAS DE IDEB DO ESTADO, SENDO QUINTO NO RANKING NACIONAL E TEM UMA TAXA DE INSERÇÃO DE 30% NO MERCADO E 40% NO ENSINO SUPERIOR. PORÉM, AINDA É TAXADA POR APRESENTA-SE COM TECNICISTA E DUALISTA PEDAGÓGICA. PARTE-SE DA QUESTÃO: O QUE AINDA HÁ DE TECNICISMO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-EEEP? PARA TANTO, TEM-SE POR OBJETIVO GERAL: APRESENTAR O MODELO EDUCACIONAL DESENVOLVIDOS POR ESTAS ESCOLAS, COMO EXEMPLO DE INSERÇÃO SOCIAL E ACADÊMICA, AO MESMO TEMPO QUE SE DISTÂNCIA DO TECNICISMO CLÁSSICO POR MEIO DE SUAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, PARA ISSO, TEM-SE POR INSTRUCIONAIS: A) APRESENTAR O MODELO TECNICISTA E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL E B) CARACTERIZAR O MODELO PEDAGÓGICO DAS EEEP/CE E SEUS AVANÇOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS ALUNOS. USOU-SE O APORTE TEÓRICO DE LIMA (2013) E SAVIANI (2008, 2015 E 2016), PRINCIPALMENTE, PARA A COMPREENSÃO DO MODELO TECNICISTA NO BRASIL. COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, COM ABORDAGEM DIRETA INTENSIVA, TIPO ENTREVISTA OS PRINCIPAIS DADOS NUMÉRICOS FORAM DISPONIBILIZADOS PELA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (COEDP/SEDUC) E O DEPOIMENTO DE 08 (OITO) ALUNOS, 03 (TRÊS) PROFESSORES E 02 (DOIS) GESTORES QUE EXPUSERAM SEUS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO COM O MODELO PEDAGÓGICO DESTAS ESCOLAS. OS PRIMEIROS ACHADOS APRESENTAM A CAMINHOS CLAROS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "TECNICISMO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID11012_21082019101037.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALMIR GUIMARÃES.'."
    "autor_email" => "valmir_guimaraes@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A REDE DE ENSINO DO ESTADO DO CEARÁ CONTA COM UMA DAS MAIORES REDES DE ENSINO MÉDIO INTEGRADA A PROFISSIONALIZAÇÃO. PERFAZENDO UM QUINTO DE SUA OFERTA. CORRESPONDENDO A 119 UNIDADES E SEUS RESULTADOS SÃO RESPONSÁVEIS PELAS MELHORES NOTAS DE IDEB DO ESTADO, SENDO QUINTO NO RANKING NACIONAL E TEM UMA TAXA DE INSERÇÃO DE 30% NO MERCADO E 40% NO ENSINO SUPERIOR. PORÉM, AINDA É TAXADA POR APRESENTA-SE COM TECNICISTA E DUALISTA PEDAGÓGICA. PARTE-SE DA QUESTÃO: O QUE AINDA HÁ DE TECNICISMO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-EEEP? PARA TANTO, TEM-SE POR OBJETIVO GERAL: APRESENTAR O MODELO EDUCACIONAL DESENVOLVIDOS POR ESTAS ESCOLAS, COMO EXEMPLO DE INSERÇÃO SOCIAL E ACADÊMICA, AO MESMO TEMPO QUE SE DISTÂNCIA DO TECNICISMO CLÁSSICO POR MEIO DE SUAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, PARA ISSO, TEM-SE POR INSTRUCIONAIS: A) APRESENTAR O MODELO TECNICISTA E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL E B) CARACTERIZAR O MODELO PEDAGÓGICO DAS EEEP/CE E SEUS AVANÇOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS ALUNOS. USOU-SE O APORTE TEÓRICO DE LIMA (2013) E SAVIANI (2008, 2015 E 2016), PRINCIPALMENTE, PARA A COMPREENSÃO DO MODELO TECNICISTA NO BRASIL. COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, COM ABORDAGEM DIRETA INTENSIVA, TIPO ENTREVISTA OS PRINCIPAIS DADOS NUMÉRICOS FORAM DISPONIBILIZADOS PELA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (COEDP/SEDUC) E O DEPOIMENTO DE 08 (OITO) ALUNOS, 03 (TRÊS) PROFESSORES E 02 (DOIS) GESTORES QUE EXPUSERAM SEUS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO COM O MODELO PEDAGÓGICO DESTAS ESCOLAS. OS PRIMEIROS ACHADOS APRESENTAM A CAMINHOS CLAROS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.