CAMINHOS PARA UMA ESCOLA QUE TRANSFORMA: DO TECNICISMO ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59501 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2509 "inscrito_id" => 11012 "titulo" => "CAMINHOS PARA UMA ESCOLA QUE TRANSFORMA: DO TECNICISMO ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "A REDE DE ENSINO DO ESTADO DO CEARÁ CONTA COM UMA DAS MAIORES REDES DE ENSINO MÉDIO INTEGRADA A PROFISSIONALIZAÇÃO. PERFAZENDO UM QUINTO DE SUA OFERTA. CORRESPONDENDO A 119 UNIDADES E SEUS RESULTADOS SÃO RESPONSÁVEIS PELAS MELHORES NOTAS DE IDEB DO ESTADO, SENDO QUINTO NO RANKING NACIONAL E TEM UMA TAXA DE INSERÇÃO DE 30% NO MERCADO E 40% NO ENSINO SUPERIOR. PORÉM, AINDA É TAXADA POR APRESENTA-SE COM TECNICISTA E DUALISTA PEDAGÓGICA. PARTE-SE DA QUESTÃO: O QUE AINDA HÁ DE TECNICISMO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-EEEP? PARA TANTO, TEM-SE POR OBJETIVO GERAL: APRESENTAR O MODELO EDUCACIONAL DESENVOLVIDOS POR ESTAS ESCOLAS, COMO EXEMPLO DE INSERÇÃO SOCIAL E ACADÊMICA, AO MESMO TEMPO QUE SE DISTÂNCIA DO TECNICISMO CLÁSSICO POR MEIO DE SUAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, PARA ISSO, TEM-SE POR INSTRUCIONAIS: A) APRESENTAR O MODELO TECNICISTA E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL E B) CARACTERIZAR O MODELO PEDAGÓGICO DAS EEEP/CE E SEUS AVANÇOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS ALUNOS. USOU-SE O APORTE TEÓRICO DE LIMA (2013) E SAVIANI (2008, 2015 E 2016), PRINCIPALMENTE, PARA A COMPREENSÃO DO MODELO TECNICISTA NO BRASIL. COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, COM ABORDAGEM DIRETA INTENSIVA, TIPO ENTREVISTA OS PRINCIPAIS DADOS NUMÉRICOS FORAM DISPONIBILIZADOS PELA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (COEDP/SEDUC) E O DEPOIMENTO DE 08 (OITO) ALUNOS, 03 (TRÊS) PROFESSORES E 02 (DOIS) GESTORES QUE EXPUSERAM SEUS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO COM O MODELO PEDAGÓGICO DESTAS ESCOLAS. OS PRIMEIROS ACHADOS APRESENTAM A CAMINHOS CLAROS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "TECNICISMO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID11012_21082019101037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VALMIR GUIMARÃES.'." "autor_email" => "valmir_guimaraes@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59501 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2509 "inscrito_id" => 11012 "titulo" => "CAMINHOS PARA UMA ESCOLA QUE TRANSFORMA: DO TECNICISMO ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "A REDE DE ENSINO DO ESTADO DO CEARÁ CONTA COM UMA DAS MAIORES REDES DE ENSINO MÉDIO INTEGRADA A PROFISSIONALIZAÇÃO. PERFAZENDO UM QUINTO DE SUA OFERTA. CORRESPONDENDO A 119 UNIDADES E SEUS RESULTADOS SÃO RESPONSÁVEIS PELAS MELHORES NOTAS DE IDEB DO ESTADO, SENDO QUINTO NO RANKING NACIONAL E TEM UMA TAXA DE INSERÇÃO DE 30% NO MERCADO E 40% NO ENSINO SUPERIOR. PORÉM, AINDA É TAXADA POR APRESENTA-SE COM TECNICISTA E DUALISTA PEDAGÓGICA. PARTE-SE DA QUESTÃO: O QUE AINDA HÁ DE TECNICISMO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-EEEP? PARA TANTO, TEM-SE POR OBJETIVO GERAL: APRESENTAR O MODELO EDUCACIONAL DESENVOLVIDOS POR ESTAS ESCOLAS, COMO EXEMPLO DE INSERÇÃO SOCIAL E ACADÊMICA, AO MESMO TEMPO QUE SE DISTÂNCIA DO TECNICISMO CLÁSSICO POR MEIO DE SUAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, PARA ISSO, TEM-SE POR INSTRUCIONAIS: A) APRESENTAR O MODELO TECNICISTA E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL E B) CARACTERIZAR O MODELO PEDAGÓGICO DAS EEEP/CE E SEUS AVANÇOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS ALUNOS. USOU-SE O APORTE TEÓRICO DE LIMA (2013) E SAVIANI (2008, 2015 E 2016), PRINCIPALMENTE, PARA A COMPREENSÃO DO MODELO TECNICISTA NO BRASIL. COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, COM ABORDAGEM DIRETA INTENSIVA, TIPO ENTREVISTA OS PRINCIPAIS DADOS NUMÉRICOS FORAM DISPONIBILIZADOS PELA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (COEDP/SEDUC) E O DEPOIMENTO DE 08 (OITO) ALUNOS, 03 (TRÊS) PROFESSORES E 02 (DOIS) GESTORES QUE EXPUSERAM SEUS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO COM O MODELO PEDAGÓGICO DESTAS ESCOLAS. OS PRIMEIROS ACHADOS APRESENTAM A CAMINHOS CLAROS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "TECNICISMO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID11012_21082019101037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VALMIR GUIMARÃES.'." "autor_email" => "valmir_guimaraes@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }