CONSIDERAMOS IMPORTANTE O TRABALHO COM AS PROVAS E DEMONSTRAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR, EMBASADOS A PARTIR DAS DISCUSSÕES DE NASSER E TINOCO, DIAS, BALACHEFF, PIETROPAOLO, FERREIRA, ENTRE OUTROS, COMO TAMBÉM COMPREENDEMOS QUE ESSE TRABALHO PODE VIR A DESENVOLVER O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO DOS ALUNOS, ESTIMULANDO A CONJECTURAR, ARGUMENTAR, JUSTIFICAR E PROVAR AS SUAS AFIRMAÇÕES. À VISTA DISSO, NESSE ARTIGO DISCUTIMOS OS RESULTADOS ENCONTRADOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO A ONZE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. NOSSO OBJETIVO FOI COMPREENDER QUAIS FORAM AS SUAS VIVÊNCIAS COM AS PROVAS E DEMONSTRAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, COMO TAMBÉM SABER SE ELES CONSIDERAM IMPORTANTE O TRABALHO PEDAGÓGICO DELAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. UTILIZAMOS A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA PARA ANÁLISE DOS DADOS. DE MODO GERAL, A MAIORIA DOS LICENCIANDOS NÃO TEVE, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR ATIVIDADES COM PROVAS E DEMONSTRAÇÕES. ALÉM DISSO, DURANTE A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, ELES APRESENTAM MUITA DIFICULDADE EM TRABALHAR/ESCREVER DEMONSTRAÇÕES.