UM DOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM PARA OS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL É CONSEGUIR DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, SENDO ASSIM, OS ESTUDOS DE LEV VYGOTSKY TORNAM-SE UMA PRATICA PEDAGÓGICA INTERESSANTE, A QUAL, ENVOLVENDO BRINCADEIRAS EDUCATIVAS NO PLANEJAMENTO EM SALA DE AULA, POSSIBILITA A CAPACIDADE DE PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, AUTOCONHECIMENTO E FONTE POTENCIALIZADORA DO TRABALHO DOS ESTUDANTES. POR MEIO DO HABITO DE LEVAR OS JOGOS PARA O AMBIENTE ESCOLAR, O PROFESSOR TORNA-SE CAPAZ DE VERIFICAR O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO REAL GRAÇAS ÀS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS, PROMOVENDO TANTO PARA O PROFESSOR QUANTO PARA OS ALUNOS UMA APROXIMAÇÃO PESSOAL FORTALECENDO, DESTA FORMA, AS RELAÇÕES AFETIVAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. DEVIDO O TEMA ESTUDADO, ESCOLHEU-SE OPTAR POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA INDO A CAMPO COM A FINALIDADE DE ENTENDER E ANALISAR AS RELAÇÕES DE AFETIVIDADE ATRIBUÍDAS NA COMUNIDADE ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM EM SOCIEDADE A PARTIR DE ALGUNS CONCEITOS ABORDADOS NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. COM ESTE ESTUDO PRETENDE-SE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DAS CONDIÇÕES QUE OS PROFESSORES CRIAM PARA QUE OS PROCEDIMENTOS COGNITIVOS DOS ALUNOS SE DESENVOLVAM POR MEIO DE JOGOS EM SALA DE AULA.