O PROFESSOR E SUAS ATRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A SUA PRÁTICA DE ENSINO DENTRO DE UM CONTEXTO UTILITARISTA E TECNICISTA DE EDUCAÇÃO.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61609 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4624 "inscrito_id" => 10822 "titulo" => "O PROFESSOR E SUAS ATRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A SUA PRÁTICA DE ENSINO DENTRO DE UM CONTEXTO UTILITARISTA E TECNICISTA DE EDUCAÇÃO." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS DO PROFESSOR NO EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DENTRO DE UMA MENTALIDADE CRESCENTE NA ATUALIDADE DE EDUCAÇÃO UTILITARISTA E TECNICISTA. NESTA PERSPECTIVA, JUSTIFICA-SE A INVESTIGAÇÃO PELAS NOVAS DEMANDAS, NOVAS RESPONSABILIDADES E DESAFIOS QUE SÃO ANEXADOS AO PERFIL DESSE PROFESSOR, POIS SÃO UNIVERSOS MUITO DISTINTOS, REFERENTES AO PÚBLICO ALVO, NOS PLANOS ETÁRIOS, CULTURAIS E DAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À ESCOLA. PARA TANTO, TEMOS COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS AUTORES COMO FREIRE (1992), MACHADO (2016) E HADDAD (2015), E COMO METODOLOGIA DE TRABALHO TEMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. DESSE MODO, PODEMOS OBSERVAR QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EJA EXIGE CADA VEZ MAIS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES, MAS SEM O DEVIDO SUPORTE DO PODER PÚBLICO, NA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOS MESMOS, E ATÉ DA BAIXA ADESÃO DA SOCIEDADE, DE MANEIRA EM GERAL, EM NÃO FISCALIZAR OU COBRAR MELHORIAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. O QUE PERMITE CONCLUIR QUE SOBRE O PROFESSOR DA EJA HÁ UMA SOBRECARGA DE DEMANDAS EXIGIDAS ALÉM ATÉ DE SUAS ATRIBUIÇÕES FUNCIONAIS E FORMATIVAS COMO EDUCADOR. E COMO DESDOBRAMENTO, É PERCEBIDA UMA DISTORÇÃO NO EXERCÍCIO DA SUA PROFISSÃO E INCERTEZAS FORMATIVAS AOS EDUCANDOS DA EJA AO NÃO DEFINIR UMA INTENCIONALIDADE E PLANEJAMENTO NA AÇÃO PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, JOVENS, ADULTOS, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID10822_26092019204523.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ROBERTO DA SILVA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "PAULO MOREIRA" "autor_email" => "pr.dsm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61609 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4624 "inscrito_id" => 10822 "titulo" => "O PROFESSOR E SUAS ATRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A SUA PRÁTICA DE ENSINO DENTRO DE UM CONTEXTO UTILITARISTA E TECNICISTA DE EDUCAÇÃO." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS DO PROFESSOR NO EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DENTRO DE UMA MENTALIDADE CRESCENTE NA ATUALIDADE DE EDUCAÇÃO UTILITARISTA E TECNICISTA. NESTA PERSPECTIVA, JUSTIFICA-SE A INVESTIGAÇÃO PELAS NOVAS DEMANDAS, NOVAS RESPONSABILIDADES E DESAFIOS QUE SÃO ANEXADOS AO PERFIL DESSE PROFESSOR, POIS SÃO UNIVERSOS MUITO DISTINTOS, REFERENTES AO PÚBLICO ALVO, NOS PLANOS ETÁRIOS, CULTURAIS E DAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À ESCOLA. PARA TANTO, TEMOS COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS AUTORES COMO FREIRE (1992), MACHADO (2016) E HADDAD (2015), E COMO METODOLOGIA DE TRABALHO TEMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. DESSE MODO, PODEMOS OBSERVAR QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EJA EXIGE CADA VEZ MAIS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES, MAS SEM O DEVIDO SUPORTE DO PODER PÚBLICO, NA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOS MESMOS, E ATÉ DA BAIXA ADESÃO DA SOCIEDADE, DE MANEIRA EM GERAL, EM NÃO FISCALIZAR OU COBRAR MELHORIAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. O QUE PERMITE CONCLUIR QUE SOBRE O PROFESSOR DA EJA HÁ UMA SOBRECARGA DE DEMANDAS EXIGIDAS ALÉM ATÉ DE SUAS ATRIBUIÇÕES FUNCIONAIS E FORMATIVAS COMO EDUCADOR. E COMO DESDOBRAMENTO, É PERCEBIDA UMA DISTORÇÃO NO EXERCÍCIO DA SUA PROFISSÃO E INCERTEZAS FORMATIVAS AOS EDUCANDOS DA EJA AO NÃO DEFINIR UMA INTENCIONALIDADE E PLANEJAMENTO NA AÇÃO PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, JOVENS, ADULTOS, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID10822_26092019204523.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ROBERTO DA SILVA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "PAULO MOREIRA" "autor_email" => "pr.dsm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }