A ÉTICA DOCENTE FRENTE À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58289 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5098 "inscrito_id" => 5841 "titulo" => "A ÉTICA DOCENTE FRENTE À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DA ÉTICA NA DOCÊNCIA MEDIANTE O ENSINO INCLUSIVO E A UTILIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA REGULAR. DE CARÁTER QUALITATIVO, A PESQUISA INICIOU-SE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO CEARÁ, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. FUNDAMENTOU-SE NOS ESTUDOS DE WALLON E PIAGET, EXPANDINDO-SE PARA BEYER (2005), MANTOAN (1993), OLIVEIRA (1997), LAGRANGE (1982), CRAIDY (2001) E FREIRE (2006), EM QUE APRESENTA AS CONSEQUÊNCIAS DA ROTULAÇÃO E URGÊNCIA DE DIAGNÓSTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO ENSINO REGULAR. ASSIM, ESTE TRABALHO APRESENTA SOBRE A ÉTICA COMO UM NORTE PARA UMA ESCOLARIZAÇÃO HUMANIZADA E INCLUSIVA, REFLETIR-SE-Á SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS COERENTES AS PRESENTES MUDANÇAS DA SALA DE AULA, VISANDO COMPREENDER E REFLETIR SOBRE NOSSAS POSTURAS MEDIANTE OS ATUAIS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ÉTICA, DOCÊNCIA, DIAGNÓSTICO MÉDICO, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID5841_01102019091449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL DE CARVALHO PAIVA" "autor_nome_curto" => "ISABEL CARVALHO" "autor_email" => "isabel.carvalho@aluno.uec" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58289 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5098 "inscrito_id" => 5841 "titulo" => "A ÉTICA DOCENTE FRENTE À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DA ÉTICA NA DOCÊNCIA MEDIANTE O ENSINO INCLUSIVO E A UTILIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA REGULAR. DE CARÁTER QUALITATIVO, A PESQUISA INICIOU-SE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO CEARÁ, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. FUNDAMENTOU-SE NOS ESTUDOS DE WALLON E PIAGET, EXPANDINDO-SE PARA BEYER (2005), MANTOAN (1993), OLIVEIRA (1997), LAGRANGE (1982), CRAIDY (2001) E FREIRE (2006), EM QUE APRESENTA AS CONSEQUÊNCIAS DA ROTULAÇÃO E URGÊNCIA DE DIAGNÓSTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO ENSINO REGULAR. ASSIM, ESTE TRABALHO APRESENTA SOBRE A ÉTICA COMO UM NORTE PARA UMA ESCOLARIZAÇÃO HUMANIZADA E INCLUSIVA, REFLETIR-SE-Á SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS COERENTES AS PRESENTES MUDANÇAS DA SALA DE AULA, VISANDO COMPREENDER E REFLETIR SOBRE NOSSAS POSTURAS MEDIANTE OS ATUAIS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ÉTICA, DOCÊNCIA, DIAGNÓSTICO MÉDICO, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID5841_01102019091449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL DE CARVALHO PAIVA" "autor_nome_curto" => "ISABEL CARVALHO" "autor_email" => "isabel.carvalho@aluno.uec" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }