O PRESENTE ARTIGO TRATA DA ÉTICA NA DOCÊNCIA MEDIANTE O ENSINO INCLUSIVO E A UTILIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA REGULAR. DE CARÁTER QUALITATIVO, A PESQUISA INICIOU-SE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO CEARÁ, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. FUNDAMENTOU-SE NOS ESTUDOS DE WALLON E PIAGET, EXPANDINDO-SE PARA BEYER (2005), MANTOAN (1993), OLIVEIRA (1997), LAGRANGE (1982), CRAIDY (2001) E FREIRE (2006), EM QUE APRESENTA AS CONSEQUÊNCIAS DA ROTULAÇÃO E URGÊNCIA DE DIAGNÓSTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO ENSINO REGULAR. ASSIM, ESTE TRABALHO APRESENTA SOBRE A ÉTICA COMO UM NORTE PARA UMA ESCOLARIZAÇÃO HUMANIZADA E INCLUSIVA, REFLETIR-SE-Á SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS COERENTES AS PRESENTES MUDANÇAS DA SALA DE AULA, VISANDO COMPREENDER E REFLETIR SOBRE NOSSAS POSTURAS MEDIANTE OS ATUAIS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO.