DESENHO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 ANOS.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59839 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2382 "inscrito_id" => 10507 "titulo" => "DESENHO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 ANOS." "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 5 ANOS. DESSA FORMA, FORAM ABORDADOS ALGUNS PONTOS PRINCIPAIS COMO: O HISTÓRICO DO DESENHO INFANTIL, AS FASES DO DESENHO E DA ESCRITA, O TRABALHO COM O DESENHO POR PARTE DOS PROFESSORES E A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PORTANTO PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO DESTE ARTIGO, ALGUNS AUTORES COMO: EMILIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY (1989), GEORGES HENRI LUQUET (1969), VIKTOR LOWENFELD (1977), MAGDA SOARES (2017), FLORENCE MÈREDIEU (2017), LUIZ CARLOS CAGLIARI (1998), EDITH DERDYK (1989), JEAN PIAGET (1964) E LEV VYGOTSKY (1991) FORAM ESSENCIAIS. ASSIM, A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO DESSE ARTIGO CONSTITUI-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE NATUREZA BÁSICA, TENDO COMO ABORDAGEM DO PROBLEMA UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTO A PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS, TRATANDO- SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA. FOI REALIZADO OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, UMA NA PERIFERIA E OUTRA NA REGIÃO CENTRAL, NAS TURMAS DO INFANTIL V, DURANTE A QUAL FOI ENTREGUE UM QUESTIONÁRIO AS PROFESSORAS PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS. POR FIM, A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS CONCLUI-SE QUE O DESENHO INFANTIL CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, INCLUSIVE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DESENHO INFANTIL, CRIANÇAS, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID10507_17082019143903.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GYGLIANE BONFIM DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "GYGLIANE BONFIM DE ANDRADE" "autor_email" => "gyglianeandrade16@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59839 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2382 "inscrito_id" => 10507 "titulo" => "DESENHO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 ANOS." "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 5 ANOS. DESSA FORMA, FORAM ABORDADOS ALGUNS PONTOS PRINCIPAIS COMO: O HISTÓRICO DO DESENHO INFANTIL, AS FASES DO DESENHO E DA ESCRITA, O TRABALHO COM O DESENHO POR PARTE DOS PROFESSORES E A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PORTANTO PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO DESTE ARTIGO, ALGUNS AUTORES COMO: EMILIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY (1989), GEORGES HENRI LUQUET (1969), VIKTOR LOWENFELD (1977), MAGDA SOARES (2017), FLORENCE MÈREDIEU (2017), LUIZ CARLOS CAGLIARI (1998), EDITH DERDYK (1989), JEAN PIAGET (1964) E LEV VYGOTSKY (1991) FORAM ESSENCIAIS. ASSIM, A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO DESSE ARTIGO CONSTITUI-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE NATUREZA BÁSICA, TENDO COMO ABORDAGEM DO PROBLEMA UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTO A PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS, TRATANDO- SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA. FOI REALIZADO OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, UMA NA PERIFERIA E OUTRA NA REGIÃO CENTRAL, NAS TURMAS DO INFANTIL V, DURANTE A QUAL FOI ENTREGUE UM QUESTIONÁRIO AS PROFESSORAS PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS. POR FIM, A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS CONCLUI-SE QUE O DESENHO INFANTIL CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, INCLUSIVE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DESENHO INFANTIL, CRIANÇAS, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID10507_17082019143903.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GYGLIANE BONFIM DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "GYGLIANE BONFIM DE ANDRADE" "autor_email" => "gyglianeandrade16@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }