ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL CARACTERIZAR O PERFIL DO DISCENTE EJA E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM. ESPECIFICAMENTE, OBJETIVA PONTUAR OS DESAFIOS E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS DISCENTES DA EJA; TRAÇAR AS CONSIDERAÇÕES EXPOSTAS PELOS DISCENTES EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM E SEU OLHAR EM RELAÇÃO AO MUNDO ESCOLAR. ESTE ESTUDO BUSCA RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO DISCENTE EJA E QUAL O OLHAR DESTES COM RELAÇÃO AOS ESTUDOS E À ESCOLA? DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE O PERFIL E O DESAFIO DO DISCENTE EJA SÃO DIVERSOS E, QUANDO NÃO SÃO BEM TRABALHADOS, PODE LEVÁ-LOS AO MUNDO DOS EXCLUÍDOS. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO APOIA-SE NO ANUÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2019, NA LDB 9.394/96, NA LEI Nº 13.632/2018 E NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE BASTIANI (2011), PORTO (2009), FILHO (2009). EM TERMOS METODOLÓGICOS, ESTE ESTUDO SE DEU, INICIALMENTE, POR MEIO DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E POR PESQUISA DE CAMPO, TENDO COMO METODOLOGIA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA E ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA, MEDIANTE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO QUE SERÁ RESPONDIDO POR 23 DISCENTES QUE ESTUDAM EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL LOCALIZADA NO INTERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO. DIANTE DO QUE FOI APURADO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE MAIOR ATENÇÃO, APOIO E MOTIVAÇÃO PARA OS DISCENTES DA EJA.