Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA MÓVEL COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS MÓVEIS, SMARTPHONE, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58021
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5069
    "inscrito_id" => 14530
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA MÓVEL COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ADVENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS VEM CAUSANDO MUDANÇAS EXPRESSIVAS NA FORMA DAS PESSOAS SE RELACIONAREM E TRATAREM AS INFORMAÇÕES. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, EM TODOS OS SEUS NÍVEIS E MODALIDADES, AS TECNOLOGIAS MÓVEIS TROUXERAM MODIFICAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO A CRIAÇÃO DE DIVERSAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. POR ISSO, ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR O USO DE SMARTPHONES COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO OESTE POTIGUAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, EM QUE SE RECORREU A DIFERENTES FERRAMENTAS DE COLETA DE DADOS, DESDE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE A ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E QUESTIONÁRIOS. NAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM O DOCENTE DA TURMA E DE ACORDO COM OS DADOS COLETADOS NOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS DISCENTES, OS RESULTADOS INDICARAM O USO DE SMARTPHONES COMO INSTRUMENTO DE GRANDE VALOR NO COTIDIANO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, QUE REQUER METODOLOGIAS ATRATIVAS PARA ABORDAR CONHECIMENTOS COMPLEXOS NA DIREÇÃO DE SUPERAR A ABSTRAÇÃO ESPECÍFICA DESTA ÁREA DE CONHECIMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS MÓVEIS, SMARTPHONE, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14530_30092019212436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA CARVALHO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA CARVALHO"
    "autor_email" => "alemelcarv@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58021
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5069
    "inscrito_id" => 14530
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA MÓVEL COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ADVENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS VEM CAUSANDO MUDANÇAS EXPRESSIVAS NA FORMA DAS PESSOAS SE RELACIONAREM E TRATAREM AS INFORMAÇÕES. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, EM TODOS OS SEUS NÍVEIS E MODALIDADES, AS TECNOLOGIAS MÓVEIS TROUXERAM MODIFICAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO A CRIAÇÃO DE DIVERSAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. POR ISSO, ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR O USO DE SMARTPHONES COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO OESTE POTIGUAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, EM QUE SE RECORREU A DIFERENTES FERRAMENTAS DE COLETA DE DADOS, DESDE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE A ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E QUESTIONÁRIOS. NAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM O DOCENTE DA TURMA E DE ACORDO COM OS DADOS COLETADOS NOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS DISCENTES, OS RESULTADOS INDICARAM O USO DE SMARTPHONES COMO INSTRUMENTO DE GRANDE VALOR NO COTIDIANO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, QUE REQUER METODOLOGIAS ATRATIVAS PARA ABORDAR CONHECIMENTOS COMPLEXOS NA DIREÇÃO DE SUPERAR A ABSTRAÇÃO ESPECÍFICA DESTA ÁREA DE CONHECIMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS MÓVEIS, SMARTPHONE, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14530_30092019212436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA CARVALHO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA CARVALHO"
    "autor_email" => "alemelcarv@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ADVENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS VEM CAUSANDO MUDANÇAS EXPRESSIVAS NA FORMA DAS PESSOAS SE RELACIONAREM E TRATAREM AS INFORMAÇÕES. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, EM TODOS OS SEUS NÍVEIS E MODALIDADES, AS TECNOLOGIAS MÓVEIS TROUXERAM MODIFICAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO A CRIAÇÃO DE DIVERSAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. POR ISSO, ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR O USO DE SMARTPHONES COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO OESTE POTIGUAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, EM QUE SE RECORREU A DIFERENTES FERRAMENTAS DE COLETA DE DADOS, DESDE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE A ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E QUESTIONÁRIOS. NAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM O DOCENTE DA TURMA E DE ACORDO COM OS DADOS COLETADOS NOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS DISCENTES, OS RESULTADOS INDICARAM O USO DE SMARTPHONES COMO INSTRUMENTO DE GRANDE VALOR NO COTIDIANO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, QUE REQUER METODOLOGIAS ATRATIVAS PARA ABORDAR CONHECIMENTOS COMPLEXOS NA DIREÇÃO DE SUPERAR A ABSTRAÇÃO ESPECÍFICA DESTA ÁREA DE CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.