O PROCESSO AVALIATIVO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS EDUCADORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFMA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61573 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4551 "inscrito_id" => 10777 "titulo" => "O PROCESSO AVALIATIVO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS EDUCADORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFMA" "resumo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA É BEM DIVERSIFICADO QUANDO SE TRATA DA ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, ENVOLVENDO FORMAS VARIADAS DE MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO, BEM COMO NA MANEIRA DE AVALIÁ-LO. TAL ASPECTO ENVOLVE A PREPARAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, JÁ QUE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE TENHA ACESSO A INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE, PROPÕE-SE, ULTRAPASSEM AOS MÉTODOS CONVENCIONAIS DE AVALIAÇÃO. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR A PERCEPÇÃO DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA DO IFMA SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS AVALIATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES À PRÁTICA EDUCATIVA. A METODOLOGIA É BASEADA EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA DOS DADOS OBTIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, COM AUXÍLIO DO GOOGLE FORMULÁRIOS, JUNTO A 30 (TRINTA) ALUNOS DO 3º AO 7º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA. CONSTATOU-SE QUE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AVALIAÇÃO CONVERGE MAIS COM MÉTODOS CONVENCIONAIS DE AVALIAÇÃO, O QUE PREVALECE, SEGUNDO ELES, PELA AVALIAÇÃO SOMATIVA NO CURSO, SOMENTE COM ATRIBUIÇÃO DE NOTAS, MAS RESSALTAM QUE A QUALIDADE DEVE SOBREPOR A QUANTIDADE, POR INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COMO DEBATES, SEMINÁRIOS E ATIVIDADES EXTRACLASSE, QUE LHES SÃO PREFERENCIAIS. ISTO IMPLICA NA NECESSIDADE DE QUE O CURSO REVEJA SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS À AVALIAÇÃO, PARA QUE SEJA POSSÍVEL UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS JUSTO AOS ALUNOS, PARA QUE ESTES ASSIM POSSAM APLICAR, COMO EDUCADORES, JUNTO AOS SEUS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROCESSO AVALIATIVO, DOCENTES, FORMAÇÃO INICIAL, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10777_26092019192417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS" "autor_email" => "vanessa.vs0205@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- IFMA-CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61573 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4551 "inscrito_id" => 10777 "titulo" => "O PROCESSO AVALIATIVO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS EDUCADORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFMA" "resumo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA É BEM DIVERSIFICADO QUANDO SE TRATA DA ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, ENVOLVENDO FORMAS VARIADAS DE MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO, BEM COMO NA MANEIRA DE AVALIÁ-LO. TAL ASPECTO ENVOLVE A PREPARAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, JÁ QUE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE TENHA ACESSO A INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE, PROPÕE-SE, ULTRAPASSEM AOS MÉTODOS CONVENCIONAIS DE AVALIAÇÃO. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR A PERCEPÇÃO DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA DO IFMA SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS AVALIATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES À PRÁTICA EDUCATIVA. A METODOLOGIA É BASEADA EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA DOS DADOS OBTIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, COM AUXÍLIO DO GOOGLE FORMULÁRIOS, JUNTO A 30 (TRINTA) ALUNOS DO 3º AO 7º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA. CONSTATOU-SE QUE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AVALIAÇÃO CONVERGE MAIS COM MÉTODOS CONVENCIONAIS DE AVALIAÇÃO, O QUE PREVALECE, SEGUNDO ELES, PELA AVALIAÇÃO SOMATIVA NO CURSO, SOMENTE COM ATRIBUIÇÃO DE NOTAS, MAS RESSALTAM QUE A QUALIDADE DEVE SOBREPOR A QUANTIDADE, POR INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COMO DEBATES, SEMINÁRIOS E ATIVIDADES EXTRACLASSE, QUE LHES SÃO PREFERENCIAIS. ISTO IMPLICA NA NECESSIDADE DE QUE O CURSO REVEJA SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS À AVALIAÇÃO, PARA QUE SEJA POSSÍVEL UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS JUSTO AOS ALUNOS, PARA QUE ESTES ASSIM POSSAM APLICAR, COMO EDUCADORES, JUNTO AOS SEUS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROCESSO AVALIATIVO, DOCENTES, FORMAÇÃO INICIAL, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10777_26092019192417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS" "autor_email" => "vanessa.vs0205@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- IFMA-CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }