ESTE ARTIGO APRESENTA A PROBLEMÁTICA DO ACESSO À REDE DE EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA, CUJO OBJETIVO É APRESENTAR UMA REFLEXÃO CRITICA ACERCA DAS CONDIÇÕES DE ENSINO OFERTADO PARA ESSE PÚBLICO. NA PRIMEIRA PARTE DO ARTIGO FORAM ABORDADOS OS ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DESSE FENÔMENO E AS SUAS CARACTERÍSTICAS. EM SEGUIDA, BUSCA-SE UMA REFLEXÃO ACERCA DO FENÔMENO EDUCATIVO, SENDO UMA PRÁTICA HUMANA CONDICIONADA POR UMA DETERMINADA CONCEPÇÃO TEÓRICA, OCUPANDO-SE DOS ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS, PSICOLÓGICOS INERENTES À VIDA EM SOCIEDADE, ALÉM DE SER UMA FERRAMENTA DE MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
E POR ÚLTIMO, FORAM EVIDENCIADOS OS MARCOS LEGAIS QUE INFLUENCIAM NA INSERÇÃO DESSE GRUPO SOCIAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, DESTACANDO O CENTRO POP,S DE SÃO LUÍS-MA COMO INSTITUIÇÃO QUE CONTRIBUI PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS A ESSE SEGMENTO, ALÉM DE APONTAR OS DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DAS MESMAS.
PALAVRAS-CHAVES: POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. EDUCAÇÃO. CENTRO POP.