Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSIBILIDADES E LIMITES DA INCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ANOS INICIAIS, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OBJETIVOU-SE RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, ACERCA DOS LIMITES E DAS POSSIBILIDADES DA REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NA SALA DE AULA. O ARCABOUÇO TEÓRICO UTILIZADO PARA AS REFLEXÕES ACERCA DA TEMÁTICA É APRESENTADO A SEGUIR: SANTOS (2016), SALVI E WEISS (2002) E OS DOCUMENTOS: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1997), DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E LINHA DE AÇÃO SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (1997). OS MESMOS SUBSIDIARAM AS REFLEXÕES EM TORNO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CONTEÚDO COM AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO. COMO LIMITES TEM-SE QUE NA SALA DE AULA EM QUESTÃO PERCEBE-SE DIVERSAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS, MESMO SEM LAUDO MÉDICO, QUE UM DOS MAIORES DESAFIOS PARA AS PROFESSORAS. AS POTENCIALIDADES EVIDENCIADAS ELUCIDAM-SE NA MOTIVAÇÃO DAS PROFESSORAS PARA A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS E NAS DIVERSAS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS, QUE CONTRIBUEM EFETIVAMENTE PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

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