O PLANEJAMENTO PODE SER COMPREENDIDO COMO UMA RELEVANTE AÇÃO DESENVOLVIDA PELO SER HUMANO E, PARTICULARMENTE PELO PROFESSOR. DESSA FORMA, É ELEMENTAR A ORGANIZAÇÃO DAS INTERPRETAÇÕES E PROCEDIMENTOS QUE SERÃO APLICADOS NO DECORRER DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR JUNTO AOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA QUAL A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DE PLANEJAR, SEUS CONCEITOS E DEFINIÇÕES, BEM COMO A SUA PERIODICIDADE NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. ALÉM DISSO, TAMBÉM BUSCA IDENTIFICAR QUE POTENCIAL APRESENTA NO MOMENTO DE INFLUENCIAR DE MANEIRA POSITIVA AS SITUAÇÕES QUE SÃO PRÓPRIAS DO DIA A DIA DA SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO DESCRITO NO MODELO DA ESCALA LIKERT E COMPOSTO POR CINCO AFIRMATIVAS, COM UMA ESCALA DE CINCO OPÇÕES DE RESPOSTAS: CONCORDO FORTEMENTE - CF, CONCORDO - C, INDECISO - I, DISCORDO - D E DISCORDO FORTEMENTE – DF. OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITIRAM VERIFICAR QUE 86,6% (SOMA DOS ÍNDICES POSITIVOS CF E C) DOS PROFESSORES CONSIDERAM A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO COMO UMA ATIVIDADE RELEVANTE PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO DIA A DIA DE SALA DE AULA.