Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA EFETIVIDADE DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: SAÚDE NA ESCOLA, POLÍTICAS DE SAÚDE, INTERSETORIALIDADE, PROMOÇÃO À SAÚDE Pôster (PO) GT 03 - História da Educação
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      O PRESENTE TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE), COMO POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM, NO ESTADO DO CEARÁ, NORDESTE BRASILEIRO. NESTA PUBLICAÇÃO ESTÁ A REVISÃO INTEGRATIVA PRODUZIDA COMO PARTE INTEGRANTE DESTA PESQUISA.\r\n
      O MÉTODO UTILIZADO TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NAS BASES DE DADOS ELETRÔNICAS: SCIELO E LILACS COM OS DESCRITORES: “PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA” E “PROMOÇÃO DA SAÚDE”. A REVISÃO ACONTECEU NO PERÍODO DE SETEMBRO A OUTUBRO DE 2018.\r\n
      NESSA REVISÃO É POSSÍVEL RESUMIR LITERATURAS PARA SE OBTER UMA COMPREENSÃO DE UM DETERMINADO FENÔMENO, PODENDO CONTER DIVERSAS PESQUISAS, PRIMÁRIAS, EXPERIMENTAIS, NÃO EXPERIMENTAIS (DE SOUSA; DA SILVA, 2010).\r\n
      ANALISANDO OS ESTUDOS APRESENTADOS, PERCEBE-SE QUE OS ESTUDOS QUE SE PROPÕEM A AVALIAR O PSE, INDEPENDENTE DA REGIÃO GEOGRÁFICA DO PAÍS, RELATAM DIFICULDADES NA EXECUÇÃO DO MESMO, RELATANDO PRINCIPALMENTE A DIFICULDADE NO PROCESSO DE INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE, PRINCIPAIS ATORES DA PROMOÇÃO À SAÚDE ATRAVÉS DO PROGRAMA.  \r\n
      DESTA FORMA, COMPREENDE-SE A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PSE, QUE POSSA SER APLICADO PERIODICAMENTE EM TODOS OS MUNICÍPIOS QUE EXECUTAM O PROGRAMA, QUE POSSA MEDIR O DESEMPENHO DAS EQUIPES ENVOLVIDAS E PROVOCAR AS POSSÍVEIS CORREÇÕES NO PROCESSO, AMENIZANDO OS PREJUÍZOS E GARANTINDO A EFETIVIDADE DO PROGRAMA.
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      NESSA REVISÃO É POSSÍVEL RESUMIR LITERATURAS PARA SE OBTER UMA COMPREENSÃO DE UM DETERMINADO FENÔMENO, PODENDO CONTER DIVERSAS PESQUISAS, PRIMÁRIAS, EXPERIMENTAIS, NÃO EXPERIMENTAIS (DE SOUSA; DA SILVA, 2010).\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE), COMO POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM, NO ESTADO DO CEARÁ, NORDESTE BRASILEIRO. NESTA PUBLICAÇÃO ESTÁ A REVISÃO INTEGRATIVA PRODUZIDA COMO PARTE INTEGRANTE DESTA PESQUISA. O MÉTODO UTILIZADO TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NAS BASES DE DADOS ELETRÔNICAS: SCIELO E LILACS COM OS DESCRITORES: “PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA” E “PROMOÇÃO DA SAÚDE”. A REVISÃO ACONTECEU NO PERÍODO DE SETEMBRO A OUTUBRO DE 2018. NESSA REVISÃO É POSSÍVEL RESUMIR LITERATURAS PARA SE OBTER UMA COMPREENSÃO DE UM DETERMINADO FENÔMENO, PODENDO CONTER DIVERSAS PESQUISAS, PRIMÁRIAS, EXPERIMENTAIS, NÃO EXPERIMENTAIS (DE SOUSA; DA SILVA, 2010). ANALISANDO OS ESTUDOS APRESENTADOS, PERCEBE-SE QUE OS ESTUDOS QUE SE PROPÕEM A AVALIAR O PSE, INDEPENDENTE DA REGIÃO GEOGRÁFICA DO PAÍS, RELATAM DIFICULDADES NA EXECUÇÃO DO MESMO, RELATANDO PRINCIPALMENTE A DIFICULDADE NO PROCESSO DE INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE, PRINCIPAIS ATORES DA PROMOÇÃO À SAÚDE ATRAVÉS DO PROGRAMA. DESTA FORMA, COMPREENDE-SE A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PSE, QUE POSSA SER APLICADO PERIODICAMENTE EM TODOS OS MUNICÍPIOS QUE EXECUTAM O PROGRAMA, QUE POSSA MEDIR O DESEMPENHO DAS EQUIPES ENVOLVIDAS E PROVOCAR AS POSSÍVEIS CORREÇÕES NO PROCESSO, AMENIZANDO OS PREJUÍZOS E GARANTINDO A EFETIVIDADE DO PROGRAMA.

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