O PRESENTE TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE), COMO POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM, NO ESTADO DO CEARÁ, NORDESTE BRASILEIRO. NESTA PUBLICAÇÃO ESTÁ A REVISÃO INTEGRATIVA PRODUZIDA COMO PARTE INTEGRANTE DESTA PESQUISA.
O MÉTODO UTILIZADO TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NAS BASES DE DADOS ELETRÔNICAS: SCIELO E LILACS COM OS DESCRITORES: “PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA” E “PROMOÇÃO DA SAÚDE”. A REVISÃO ACONTECEU NO PERÍODO DE SETEMBRO A OUTUBRO DE 2018.
NESSA REVISÃO É POSSÍVEL RESUMIR LITERATURAS PARA SE OBTER UMA COMPREENSÃO DE UM DETERMINADO FENÔMENO, PODENDO CONTER DIVERSAS PESQUISAS, PRIMÁRIAS, EXPERIMENTAIS, NÃO EXPERIMENTAIS (DE SOUSA; DA SILVA, 2010).
ANALISANDO OS ESTUDOS APRESENTADOS, PERCEBE-SE QUE OS ESTUDOS QUE SE PROPÕEM A AVALIAR O PSE, INDEPENDENTE DA REGIÃO GEOGRÁFICA DO PAÍS, RELATAM DIFICULDADES NA EXECUÇÃO DO MESMO, RELATANDO PRINCIPALMENTE A DIFICULDADE NO PROCESSO DE INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE, PRINCIPAIS ATORES DA PROMOÇÃO À SAÚDE ATRAVÉS DO PROGRAMA.
DESTA FORMA, COMPREENDE-SE A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PSE, QUE POSSA SER APLICADO PERIODICAMENTE EM TODOS OS MUNICÍPIOS QUE EXECUTAM O PROGRAMA, QUE POSSA MEDIR O DESEMPENHO DAS EQUIPES ENVOLVIDAS E PROVOCAR AS POSSÍVEIS CORREÇÕES NO PROCESSO, AMENIZANDO OS PREJUÍZOS E GARANTINDO A EFETIVIDADE DO PROGRAMA.