O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REAFIRMAR A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS E DOS RESULTADOS OBTIDOS EM UM EXPERIMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE PH, O QUAL FOI REALIZADO EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DE ENSINO MÉDIO, EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), COM O INTUITO DE ILUSTRAR AOS ESTUDANTES COMO SE IDENTIFICA ACIDEZ OU BASICIDADE EM UMA SOLUÇÃO AQUOSA. PARA TANTO, DESTACA-SE O QUE ASSEVERAM CAPELETTO (1992), DELIZOICOV E ANGOTTI (1992), PACHECO (1997), MORAES (1998) E ALMEIDA ET AL (2008) A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA, A PARTIR DA QUAL O CONTEÚDO DEIXA DE SER HIERÁRQUICO E LINEAR E PASSA A SER CONHECIMENTO CONSTRUÍDO PELOS DISCENTES A PARTIR DE AULAS LABORATORIAIS, QUE FUNCIONAM COMO UM CONTRAPONTO ÀS AULAS TEÓRICAS. DO TRABALHO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES PROPICIADAS PELO PIBID, OBSERVOU-SE O INTERESSE DA TURMA PELA COMPREENSÃO DO FENÔMENO ILUSTRADO NA EXPERIMENTAÇÃO PROPOSTA, ASSIM COMO O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO TRABALHADO. NESSE SENTIDO, CONCLUI-SE QUE PRÁTICAS DESSA ORDEM CONTRIBUEM DE MANEIRA CONSIDERÁVEL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA E DEVEM SER UTILIZADAS POR PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS NATURAIS SEMPRE QUE POSSÍVEL.