Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DE CRATEÚS-CE: UMA ANÁLISE NA VISÃO DOCENTE

Palavra-chaves: ENSINO, QUÍMICA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS ALUNOS PASSAM A TER UM CONTATO MAIS EFETIVO COM A DISCIPLINA DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. A PARTIR DISSO SURGEM INÚMEROS DESAFIOS ACERCA DO ENSINO DESSA DISCIPLINA, DENTRE ELES A DIFICULDADE DE CORRELACIONAR OS CONTEÚDOS APRESENTADOS EM SALA DE AULA COM O COTIDIANO. DIANTE DISSO, ESSE ARTIGO OBJETIVA VERIFICAR O PROCESSO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE CRATEÚS/CEARÁ, BEM COMO VERIFICAR A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ATUANTES NESSA DISCIPLINA, IDENTIFICANDO OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PELOS DOCENTES EM SUAS AULAS E VERIFICAR A FREQUÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DESSES MÉTODOS DE ENSINO DURANTE O PERÍODO DE UM BIMESTRE DO ANO LETIVO. PARA A COLETA DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO DE TREZE QUESTÕES AOS PROFESSORES DE QUÍMICA DAS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DE QUATRO ESCOLAS DE ENSINO REGULAR, TOTALIZANDO DOZE PARTICIPANTES DA PESQUISA, OS QUESTIONÁRIOS FORAM APLICADOS DURANTE OS MESES DE OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2018. A PARTIR DOS RESULTADOS, É POSSÍVEL PERCEBER QUE OS PROFESSORES UTILIZAM DE DIVERSAS METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO CAPAZES DE MELHORAR OS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, ENVOLVENDO, MÍDIAS DIGITAIS, PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, AULAS DE CAMPO OU VISITAS TÉCNICAS, SEMPRE QUE POSSÍVEL UTILIZANDO EXEMPLOS DO DIA A DIA PARA EXPLICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS. APESAR DOS AVANÇOS, OBSERVA-SE QUE ALGUNS DOCENTES AINDA UTILIZAM BASICAMENTE O MÉTODO TRADICIONAL EM SUAS AULAS, NÃO FAZENDO USO DE OUTRAS METODOLOGIAS DE INOVAÇÃO EM SALA DE AULA.

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