NA CONTEMPORANEIDADE, O COORDENADOR PEDAGÓGICO É O PROFISSIONAL QUE, NA ESCOLA, TEM O IMPORTANTE PAPEL DE DESENVOLVER E ARTICULAR AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE VIABILIZEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA MELHOR COMPREENSÃO DE ATUAÇÃO DESSE PROFISSIONAL, FAZ-SE NECESSÁRIO CONHECER OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS QUE ENVOLVE A SUA FORMAÇÃO CONTINUADA E A RELEVÂNCIA DESTA PARA A PRÁTICA EDUCATIVA QUE DESENVOLVE. O ESTUDO EM REFERÊNCIA É UM RECORTE DE PESQUISA DE MESTRADO REALIZADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI). PARA EFEITO DESSA INVESTIGAÇÃO, O RECORTE APRESENTADO CONTEMPLA PARTE DO REFERENCIAL TEÓRICO, PRODUZIDO POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. O RESULTADO APONTOU QUE, PELO VALOR ATRIBUÍDO AO COORDENADOR PEDAGÓGICO, COMO UM DOS PRINCIPAIS AGENTES CAPAZES DE MATERIALIZAR AS AÇÕES QUE SE DESTINAM A MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, SUA FORMAÇÃO É CONSIDERADA UMA AÇÃO ESTRATÉGICA. ASSIM, INVESTIR NA FORMAÇÃO DESSE PROFISSIONAL É IMPRESCINDÍVEL, MAS OS PROCESSOS FORMATIVOS PRECISAM SER FUNDAMENTADOS EM PRINCÍPIOS QUE SUPEREM À LÓGICA DA RACIONALIDADE TÉCNICA, OU SEJA, NECESSITA SER UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO ATRAVÉS DA QUAL ESSE PROFISSIONAL POSSA REFLETIR E AGIR SOBRE E NO SEU TRABALHO.