CARVALHO, Lyedja Symea Ferreira Barros et al.. O ensino de libras para crianças surdas. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61360>. Acesso em: 22/11/2024 07:31
O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DE LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) PARA CRIANÇAS SURDAS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. A LÍNGUA DE SINAIS POSSIBILITA À CRIANÇA SURDA MAIOR RAPIDEZ E NATURALIDADE NA EXPOSIÇÃO DE SEUS DESEJOS, SENTIMENTOS E NECESSIDADES. O CONTATO COM A LÍNGUA NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA É ESSENCIAL, POIS É NESSE CONTATO COM OUTROS SURDOS FLUENTES EM LIBRAS QUE A CRIANÇA SURDA CONSTRUIRÁ SUA IDENTIDADE. A MAIORIA DAS CRIANÇAS SURDAS SÃO FILHOS DE PAIS OUVINTES, PARA ESTAS CRIANÇAS O PRIMEIRO CONTATO COM A LÍNGUA DE SINAIS SÓ ACONTECE NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA QUE ESSA CRIANÇA VENHA SE APROPRIAR DESSA LÍNGUA É IMPORTANTE À PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA, DE PROFESSORES E DE PROFISSIONAIS INTÉRPRETES E INSTRUTORES DE LIBRAS CAPACITADOS EM SALAS BILÍNGUES, NA SALA REGULAR E NAS SALAS DE AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO). DESSE MODO, O ESTUDO EM TELA ESTÁ PAUTADO NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS, SUBSIDIADO EM ESTUDIOSOS DA ÁREA COMO: FERREIRA BRITO (1995); PINKER (1994); QUADROS (1994; 2004), DENTRE OUTROS.