Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS SURDAS

Palavra-chaves: LIBRAS., CRIANÇAS SURDAS., AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DE LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) PARA CRIANÇAS SURDAS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. A LÍNGUA DE SINAIS POSSIBILITA À CRIANÇA SURDA MAIOR RAPIDEZ E NATURALIDADE NA EXPOSIÇÃO DE SEUS DESEJOS, SENTIMENTOS E NECESSIDADES. O CONTATO COM A LÍNGUA NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA É ESSENCIAL, POIS É NESSE CONTATO COM OUTROS SURDOS FLUENTES EM LIBRAS QUE A CRIANÇA SURDA CONSTRUIRÁ SUA IDENTIDADE. A MAIORIA DAS CRIANÇAS SURDAS SÃO FILHOS DE PAIS OUVINTES, PARA ESTAS CRIANÇAS O PRIMEIRO CONTATO COM A LÍNGUA DE SINAIS SÓ ACONTECE NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA QUE ESSA CRIANÇA VENHA SE APROPRIAR DESSA LÍNGUA É IMPORTANTE À PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA, DE PROFESSORES E DE PROFISSIONAIS INTÉRPRETES E INSTRUTORES DE LIBRAS CAPACITADOS EM SALAS BILÍNGUES, NA SALA REGULAR E NAS SALAS DE AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO). DESSE MODO, O ESTUDO EM TELA ESTÁ PAUTADO NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS, SUBSIDIADO EM ESTUDIOSOS DA ÁREA COMO: FERREIRA BRITO (1995); PINKER (1994); QUADROS (1994; 2004), DENTRE OUTROS.

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