Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA AO PROGRAMA SABERES DO CAMPO: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA METODOLÓGICA DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA-BA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA MULTISSERIADA, PROGRAMA ESCOLA ATIVA, PROGRAMA SABERES DO CAMPO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59970 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1121 "inscrito_id" => 8779 "titulo" => "DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA AO PROGRAMA SABERES DO CAMPO: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA METODOLÓGICA DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA-BA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROGRAMA SABERES DO CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA-BA. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA PROBLEMÁTICA: DE QUE MANEIRA A TRANSIÇÃO ENTRE A PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA? PARA RESPONDER A ESTE QUESTIONAMENTO BUSCOU-SE REFLETIR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA, DISCUTIR SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA AÇÃO DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS, ANALISAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA NO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA, DESCREVER AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO PARA AS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA E REFLETIR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO PARA AS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA. BASEADA NOS REFERENCIAIS DE SAVIANI (2004), MARTINS E MARSIGLIA (2010), ARROYO (2011), A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES E ANÁLISE DE DOCUMENTOS E CONSTATOU QUE A TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROGRAMA SABERES DO CAMPO CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA PORQUE AUXILIOU NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CLASSES MULTISSERIADAS PARA ATUAREM COMO FORMADORES DE ALUNOS-PESQUISADORES, OPORTUNIZANDO O ACESSO INTRODUTÓRIO À PESQUISA E À CIÊNCIA, AO MESMO TEMPO EM QUE VALORIZANDO OS SABERES LOCAIS E GLOBAIS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS PELOS INDIVÍDUOS, PELAS COMUNIDADES E PELA HUMANIDADE.ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROGRAMA SABERES DO CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA-BA. ESTA PES" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA MULTISSERIADA, PROGRAMA ESCOLA ATIVA, PROGRAMA SABERES DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8779_10082019131923.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉDEN SANTOS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "ÉDEN DE CASTRO" "autor_email" => "edendecastro@live.com" "autor_ies" => "COLÉGIO ESTADUAL DE QUIXABEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59970 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1121 "inscrito_id" => 8779 "titulo" => "DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA AO PROGRAMA SABERES DO CAMPO: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA METODOLÓGICA DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA-BA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROGRAMA SABERES DO CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA-BA. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA PROBLEMÁTICA: DE QUE MANEIRA A TRANSIÇÃO ENTRE A PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA? PARA RESPONDER A ESTE QUESTIONAMENTO BUSCOU-SE REFLETIR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA, DISCUTIR SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA AÇÃO DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS, ANALISAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA NO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA, DESCREVER AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO PARA AS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA E REFLETIR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO PARA AS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA. BASEADA NOS REFERENCIAIS DE SAVIANI (2004), MARTINS E MARSIGLIA (2010), ARROYO (2011), A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES E ANÁLISE DE DOCUMENTOS E CONSTATOU QUE A TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROGRAMA SABERES DO CAMPO CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA PORQUE AUXILIOU NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CLASSES MULTISSERIADAS PARA ATUAREM COMO FORMADORES DE ALUNOS-PESQUISADORES, OPORTUNIZANDO O ACESSO INTRODUTÓRIO À PESQUISA E À CIÊNCIA, AO MESMO TEMPO EM QUE VALORIZANDO OS SABERES LOCAIS E GLOBAIS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS PELOS INDIVÍDUOS, PELAS COMUNIDADES E PELA HUMANIDADE.ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROGRAMA SABERES DO CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA-BA. ESTA PES" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA MULTISSERIADA, PROGRAMA ESCOLA ATIVA, PROGRAMA SABERES DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8779_10082019131923.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉDEN SANTOS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "ÉDEN DE CASTRO" "autor_email" => "edendecastro@live.com" "autor_ies" => "COLÉGIO ESTADUAL DE QUIXABEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROGRAMA SABERES DO CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA-BA. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA PROBLEMÁTICA: DE QUE MANEIRA A TRANSIÇÃO ENTRE A PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA? PARA RESPONDER A ESTE QUESTIONAMENTO BUSCOU-SE REFLETIR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA, DISCUTIR SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA AÇÃO DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS, ANALISAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA NO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA, DESCREVER AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO PARA AS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA E REFLETIR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO PARA AS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA. BASEADA NOS REFERENCIAIS DE SAVIANI (2004), MARTINS E MARSIGLIA (2010), ARROYO (2011), A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES E ANÁLISE DE DOCUMENTOS E CONSTATOU QUE A TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROGRAMA SABERES DO CAMPO CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA PORQUE AUXILIOU NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CLASSES MULTISSERIADAS PARA ATUAREM COMO FORMADORES DE ALUNOS-PESQUISADORES, OPORTUNIZANDO O ACESSO INTRODUTÓRIO À PESQUISA E À CIÊNCIA, AO MESMO TEMPO EM QUE VALORIZANDO OS SABERES LOCAIS E GLOBAIS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS PELOS INDIVÍDUOS, PELAS COMUNIDADES E PELA HUMANIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.