O JOGO ENQUANTO INSTRUMENTO AVALIATIVO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61455 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1786 "inscrito_id" => 8028 "titulo" => "O JOGO ENQUANTO INSTRUMENTO AVALIATIVO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO ANALISANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM BASE NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS. DESSA FORMA, O PRINCIPAL OBJETIVO É DISCUTIR ACERCA DOS JOGOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO APLICADOS COM DISCENTES ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E A INFLUÊNCIA DOS MESMOS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE ACOPIARA, CEARÁ. PARA TANTO, APLICOU-SE, EM UMA SALA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, UM JOGO QUE TRABALHA CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA. A FINALIDADE ERA ANALISAR, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA, SE ERA POSSÍVEL AVALIAR/DIAGNOSTICAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS A PARTIR DELE, DANDO ÊNFASE A ELEMENTOS IMPORTANTES COMO A CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS, A INTERAÇÃO COM OUTROS COLEGAS E O APRENDIZADO QUE ELES USAVAM PARA RESPONDER ÀS PERGUNTAS. ABORDOU-SE, ENTÃO, UMA METODOLOGIA DE PESQUISA DO TIPO DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ASSENTADA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. FORAM ANALISADOS OS CONCEITOS PRINCIPAIS SOBRE AVALIAÇÃO E LUDICIDADE COM BASE EM TEÓRICOS E ESTUDIOSOS DA ÁREA. CONCLUI-SE, QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA ESTÁ ENRAIZADA POR MUITO TRADICIONALISMO E OS PROFESSORES MESMO QUE CONSIDEREM A IMPORTÂNCIA DO JOGO AINDA NÃO O ADMITEM COMO CAPAZ DE DIAGNOSTICAR A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. ALÉM DISSO, CONSIDERA-SE QUE O JOGO AINDA É POUCO TRABALHADO NA SALA DE AULA, EVIDENCIANDO QUE, AINDA É NECESSÁRIO PROMOVER DIÁLOGOS E DEBATES A RESPEITO DO ASSUNTO, COMO FORMA DE MOBILIZAR OS EDUCADORES E APRIMORAR A SUA PRÁTICA DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIÇÃO, JOGOS, APRENDIZAGEM, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8028_14082019234436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA RAYNARA PINHEIRO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CICERA RAYNARA" "autor_email" => "cicera.raynara@aluno.uece" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61455 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1786 "inscrito_id" => 8028 "titulo" => "O JOGO ENQUANTO INSTRUMENTO AVALIATIVO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO ANALISANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM BASE NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS. DESSA FORMA, O PRINCIPAL OBJETIVO É DISCUTIR ACERCA DOS JOGOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO APLICADOS COM DISCENTES ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E A INFLUÊNCIA DOS MESMOS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE ACOPIARA, CEARÁ. PARA TANTO, APLICOU-SE, EM UMA SALA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, UM JOGO QUE TRABALHA CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA. A FINALIDADE ERA ANALISAR, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA, SE ERA POSSÍVEL AVALIAR/DIAGNOSTICAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS A PARTIR DELE, DANDO ÊNFASE A ELEMENTOS IMPORTANTES COMO A CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS, A INTERAÇÃO COM OUTROS COLEGAS E O APRENDIZADO QUE ELES USAVAM PARA RESPONDER ÀS PERGUNTAS. ABORDOU-SE, ENTÃO, UMA METODOLOGIA DE PESQUISA DO TIPO DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ASSENTADA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. FORAM ANALISADOS OS CONCEITOS PRINCIPAIS SOBRE AVALIAÇÃO E LUDICIDADE COM BASE EM TEÓRICOS E ESTUDIOSOS DA ÁREA. CONCLUI-SE, QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA ESTÁ ENRAIZADA POR MUITO TRADICIONALISMO E OS PROFESSORES MESMO QUE CONSIDEREM A IMPORTÂNCIA DO JOGO AINDA NÃO O ADMITEM COMO CAPAZ DE DIAGNOSTICAR A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. ALÉM DISSO, CONSIDERA-SE QUE O JOGO AINDA É POUCO TRABALHADO NA SALA DE AULA, EVIDENCIANDO QUE, AINDA É NECESSÁRIO PROMOVER DIÁLOGOS E DEBATES A RESPEITO DO ASSUNTO, COMO FORMA DE MOBILIZAR OS EDUCADORES E APRIMORAR A SUA PRÁTICA DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIÇÃO, JOGOS, APRENDIZAGEM, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8028_14082019234436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA RAYNARA PINHEIRO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CICERA RAYNARA" "autor_email" => "cicera.raynara@aluno.uece" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }