A MATEMÁTICA É UMA CIÊNCIA QUE DESENVOLVE A ABSTRAÇÃO, DESTE MODO, É VISTA POR MUITOS COMO UMA DISCIPLINA COMPLEXA E ABSTRATA. RESSALTAMOS QUE, UM DOS SEUS EIXOS NORTEADORES É A GEOMETRIA, ÁREA ONDE SE ENCONTRA INFINITAS POSSIBILIDADES PARA UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM, ACONTECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS DIDÁTICOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS. AO ESTABELECERMOS UMA RELAÇÃO DA GEOMETRIA COM O ENSINO NOTURNO, PERCEBEMOS QUE ESSA MODALIDADE DE ENSINO É VOLTADA PARA UM PÚBLICO DIFERENCIADO, POIS, CONSISTE EM TRABALHADORES QUE BUSCAM NESSE ENSINO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM QUE POSSIBILITE UMA MUDANÇA SOCIAL. APÓS OS RESULTADOS COLHIDOS EM UMA PESQUISA ANTERIOR, CUJO OBJETIVO FOI VERIFICAR E ANALISAR SE A GEOMETRIA É LECIONADA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO, ALÉM DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO: GEOMETRIA NA LICENCIATURA: UM PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE, AO QUAL FAZEMOS PARTE, QUE SURGIU O OBJETIVO DESSA PESQUISA QUE É VERIFICAR E ANALISAR COMO A GEOMETRIA É LECIONADA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM – BAHIA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTA PESQUISA É QUALITATIVA E PARA OBTENÇÃO DOS DADOS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO. PERCEBEMOS PELOS DADOS COLETADOS, QUE O ENSINO DE GEOMETRIA, ASSIM COMO TODOS OS OUTROS EIXOS DE MATEMÁTICA, É LECIONADO NO ENSINO MÉDIO NOTURNO TOMANDO COMO FOCO O TRABALHO E O COTIDIANO DOS ALUNOS, POIS, ESSA INSTITUIÇÃO DIRECIONA OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PARA A REALIDADE DO ALUNO.