O PRESENTE ARTIGO “AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR” FAZ UMA ANÁLISE DE COMO
FUNCIONA AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, APRESENTANDO REFERENCIAIS QUE SÃO DOCUMENTOS QUE
COMPROVAM QUE A EDUCAÇÃO É UM DIREITO CONSTITUCIONAL, PORTANTO UM DIREITO ADQUIRIDO. O TRABALHO INICIA
COM AS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SEGUE APRESENTANDO ALGUNS DOCUMENTOS QUE TRAZEM ORIENTAÇÕES PARA A
QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR. PARA UMA MAIOR COMPREENSÃO DO TEMA ABORDADO FOI
REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA QUE HOUVESSE UMA CONSTATAÇÃO DE COMO OCORRE A APLICAÇÃO
DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR. COM ESSE TRABALHO OBJETIVOU-SE ANALISAR AS POLÍTICAS
PÚBLICAS VOLTADAS PARA A ENSINO SUPERIOR. CADA UMA DAS INFORMAÇÕES FOI ANALISADA PARTINDO DOS
DOCUMENTOS OFICIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) QUE NORTEIAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.
ATRAVÉS DESSA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O PAPEL DESSAS POLÍTICAS PARA QUE A
SOCIEDADE SE TORNE MAIS JUSTA.