ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO A ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) DOS ANOS DE 2016 A 2018 QUE APRESENTAM ENFOQUE NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO, TENDO EM VISTA A GRANDE RELEVÂNCIA DESSAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DISCUSSÕES EM TORNO DA TEMÁTICA, O QUAL RETRATA DE DIFICULDADES AINDA PRESENTES E AVANÇOS JÁ CONQUISTADOS. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, UTILIZOU-SE DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFPB DE FORMA ONLINE, ASSIM COMO VISITAS ÀS BIBLIOTECAS SETORIAIS DE CADA CENTRO PRESENTE NA UNIVERSIDADE SUPRACITADA. ANTUNES, MARIN E GLAT (2013), ALMEIDA (2005) E OS DEMAIS AUTORES DOS TRABALHOS ENCONTRADOS NO LEVANTAMENTO, PROPORCIONAM GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA COMPREENSÃO E AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACERCA DO CONTEXTO E DE PRÁTICAS QUE DIZ RESPEITO A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO. TODAS AS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE SUPRACITADA FORAM INVESTIGADAS COM EXCEÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, POIS NOTA-SE QUE, HÁ UMA GAMA DE TRABALHOS REALIZADOS ACERCA DA TEMÁTICA DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NESSE CURSO, O QUE DEMANDA UMA ANÁLISE POSTERIOR À PARTE. DIANTE DISSO, SENTIU-SE A NECESSIDADE DE VERIFICAR SE A PRODUÇÃO DESSAS LICENCIATURAS ABORDAVA SOBRE A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, A FIM DE DAR VISIBILIDADE A ESSA PRODUÇÃO E ARTICULAR OS DOCENTES INTERESSADOS EM DISCUTIR A INCLUSÃO EDUCACIONAL DESSE PÚBLICO.