O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: POSSIBILIDADES PARA AS ESCOLAS DO E NO CAMPO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61338 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5312 "inscrito_id" => 3190 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: POSSIBILIDADES PARA AS ESCOLAS DO E NO CAMPO" "resumo" => "PENSAR EM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EXIGE UM APROFUNDAMENTO SOBRE OS CONCEITOS, ORIGENS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PROMOVIDA EM ESCOLAS NÃO COMPREENDIDAS EM ESPAÇOS URBANOS, INCLUINDO AQUELAS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, RIBEIRINHAS, PESQUEIRAS, INDÍGENAS E RURAIS E DE ASSENTAMENTOS PROVENIENTE DA REFORMA AGRÁRIA (COUTINHO, 2009). PARA O ESTADO, A EDUCAÇÃO DO CAMPO TEM SIDO, HISTORICAMENTE, CONSIDERADA COMO UM ESPAÇO PARA A REPRODUÇÃO DE CONTEÚDOS URBANO-CENTRADOS. ESSA LÓGICA É ALTERADA A PARTIR DAS NECESSIDADES PAUTADAS NO ÂMBITO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO, QUE SE PROPUSERAM A PENSAR UMA EDUCAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS IDENTITÁRIAS, VALORIZANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS SABERES ANCESTRAIS E OS CIENTÍFICOS. O PRESENTE TRABALHO EXPLORA, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A TESE SEGUNDO A QUAL, A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE ESSES SABERES, O DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PODE E DEVE CONSOLIDAR-SE. NESSE SENTIDO, DESTACA A IMPORTÂNCIA DESTA ALTERNATIVA PARA A ESCOLA DO CAMPO E OUTROS PROCESSOS FORMATIVOS INFORMAIS, POR PROMOVER E VALORIZAR UMA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA, SIGNIFICATIVA E DE QUALIDADE, PAUTADA NA INTEGRAÇÃO DE PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO, NOS CONHECIMENTOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS, NA ALTERNÂNCIA E O DIÁLOGO ENTRE SABERES ANCESTRAIS E CIENTÍFICOS, NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, TENDO COMO PREMISSA AS NECESSIDADES DAS COMUNIDADES, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E QUESTIONADORA DOS SUJEITOS DO CAMPO ENQUANTO ATORES SOCIAIS COM POTENCIAL DE TRANSFORMAR A SOCIEDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, MEIO AMBIENTE, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3190_02102019214719.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA HAYANNYELLY COSTA BATISTA" "autor_nome_curto" => "LARISSA BATISTA" "autor_email" => "larissa-h.2@outlook.com" "autor_ies" => "IFPE CAMPUS BARREIROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61338 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5312 "inscrito_id" => 3190 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: POSSIBILIDADES PARA AS ESCOLAS DO E NO CAMPO" "resumo" => "PENSAR EM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EXIGE UM APROFUNDAMENTO SOBRE OS CONCEITOS, ORIGENS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PROMOVIDA EM ESCOLAS NÃO COMPREENDIDAS EM ESPAÇOS URBANOS, INCLUINDO AQUELAS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, RIBEIRINHAS, PESQUEIRAS, INDÍGENAS E RURAIS E DE ASSENTAMENTOS PROVENIENTE DA REFORMA AGRÁRIA (COUTINHO, 2009). PARA O ESTADO, A EDUCAÇÃO DO CAMPO TEM SIDO, HISTORICAMENTE, CONSIDERADA COMO UM ESPAÇO PARA A REPRODUÇÃO DE CONTEÚDOS URBANO-CENTRADOS. ESSA LÓGICA É ALTERADA A PARTIR DAS NECESSIDADES PAUTADAS NO ÂMBITO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO, QUE SE PROPUSERAM A PENSAR UMA EDUCAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS IDENTITÁRIAS, VALORIZANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS SABERES ANCESTRAIS E OS CIENTÍFICOS. O PRESENTE TRABALHO EXPLORA, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A TESE SEGUNDO A QUAL, A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE ESSES SABERES, O DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PODE E DEVE CONSOLIDAR-SE. NESSE SENTIDO, DESTACA A IMPORTÂNCIA DESTA ALTERNATIVA PARA A ESCOLA DO CAMPO E OUTROS PROCESSOS FORMATIVOS INFORMAIS, POR PROMOVER E VALORIZAR UMA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA, SIGNIFICATIVA E DE QUALIDADE, PAUTADA NA INTEGRAÇÃO DE PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO, NOS CONHECIMENTOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS, NA ALTERNÂNCIA E O DIÁLOGO ENTRE SABERES ANCESTRAIS E CIENTÍFICOS, NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, TENDO COMO PREMISSA AS NECESSIDADES DAS COMUNIDADES, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E QUESTIONADORA DOS SUJEITOS DO CAMPO ENQUANTO ATORES SOCIAIS COM POTENCIAL DE TRANSFORMAR A SOCIEDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, MEIO AMBIENTE, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3190_02102019214719.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA HAYANNYELLY COSTA BATISTA" "autor_nome_curto" => "LARISSA BATISTA" "autor_email" => "larissa-h.2@outlook.com" "autor_ies" => "IFPE CAMPUS BARREIROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }