NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM-SE INTENSIFICADO AS DISCUSSÕES SOBRE A NECESSIDADE DE BUSCAR NOVAS FORMAS DE ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS EM SALA DE AULA PARA TORNÁ-LOS MAIS COMPREENSÍVEIS E SIGNIFICATIVOS PARA OS ESTUDANTES. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO “O QUE EINSTEIN DISSE A SEU COZINHEIRO: A CIÊNCIA NA COZINHA” NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. NO QUE SE REFERE À METODOLOGIA, ESTE ESTUDO ESTÁ FUNDAMENTADO NAS ABORDAGENS DE PESQUISAS QUALITATIVAS, ESPECIALMENTE, A PESQUISA-AÇÃO, REALIZADA JUNTO A TRINTA (30) ESTUDANTES DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DESEMBARGADOR RAIMUNDO DE CARVALHO LIMA, LOCALIZADA NO BAIRRO CONJUNTO JEREISSATI, PACATUBA - CEARÁ. COMO ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO CUJA ANÁLISE TEVE COMO SUPORTE TEÓRICO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, ALÉM DE AUTORES, COMO FREITAS (2016), LIBÂNEO (1994), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE O LIVRO PARADIDÁTICO É UM RECURSO DIDÁTICO QUE FACILITA A COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS DE QUÍMICA ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO, PRINCIPALMENTE, POR ESTABELECER RELAÇÃO COM O COTIDIANO, TORNANDO, ASSIM, A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES MAIS SIGNIFICATIVA.