A PRÁTICA DOCENTE REQUER CADA VEZ MAIS INOVAÇÃO EM METODOLOGIAS E FORMAS DE CONDUZIR À CRIANÇA COM DEFICIÊNCIAS POR MEIO DE SITUAÇÕES A CONSTRUIR SEUS APRENDIZADOS COMPREENDENDO SEMPRE, AS LIMITAÇÕES ADVINDAS DE SUAS ESPECIFICIDADES DIAGNOSTICADAS EM LAUDO MÉDICO. A DEFINIÇÃO DO AUTISMO TEVE INÍCIO NA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DADA POR LEO KANNER, NO ARTIGO INTITULADO: DISTÚRBIOS AUTÍSTICOS DO CONTATO AFETIVO (AUTISTIC DISTURBANCES OF AFFECTIVE CONTACT), NA REVISTA NERVOUS CHILDREN, NÚMERO 2 ( KANNER, 1943, P. 217-250.) RESSALTA QUE O SINTOMA FUNDAMENTAL, “O ISOLAMENTO AUTÍSTICO”, ESTAVA PRESENTE NA CRIANÇA DESDE O INÍCIO DA VIDA SUGERINDO QUE SE TRATAVA ENTÃO DE UM DISTÚRBIO INATO. BUSCOU-SE DEFINIR METODOLOGIAS QUE NOS PERMITISSE CONHECER AO MÁXIMO A CRIANÇA COM A QUAL IRÍAMOS TRABALHAR, INTERVINDO POR MEIO DO PROJETO E ASSIM, CRIAR SITUAÇÕES ESPECÍFICAS. REALIZAMOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS, DE DIAGNÓSTICOS E DOCUMENTOS, PARA ASSIM EMBASAR NOSSO TRABALHO, DISCUTIMOS O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS MECANISMOS PARA ATUAR EM SALA DE AULA ESTABELECEMOS OS QUESITOS: 1. TRAÇAR PERFIL DA CRIANÇA, 2. CONSTRUIR UMA ROTINA, 3. ATIVIDADES PROPOSTAS, 4. CANTINHO PARA SE ACALMAR, 5. ATIVIDADES EXTRAS PREPARADAS. AS ATIVIDADES PENSADAS PARA ESSE ALUNO É DE PROPOR A ESTIPULAÇÃO DE HORÁRIOS, PARA AS TAREFAS E CONSTRUIR COM ELE A INSERÇÃO DE HÁBITOS NOVOS E DIFERENCIADOS. OS RESULTADOS DESTE PROJETO, TROUXE MUITO MAIS QUE O ESPERADO EM APRENDIZAGENS PARA NÓS E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA, NAS QUAIS O ELE DESENVOLVEU SIGNIFICATIVAMENTE A FALA, ISSO DURANTE AS INTERAÇÕES DECORRENTES DOS DIÁLOGOS E ATIVIDADES PROPOSTAS COM ESSE OBJETIVO.