Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PERCEPÇÕES DA AFETIVIDADE E DO MOVIMENTO DE HENRI WALLON NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Palavra-chaves: GEOGRAFIA ESCOLAR, DESENVOLVIMENTO, AFETIVIDADE, MOVIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE RESUMO TEM COMO OBJETIVO GERAL ESTABELECER A RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS DE AFETIVIDADE E MOVIMENTO ELABORADOS POR HENRI WALLON COM O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, A FIM DE APRESENTAR ESSES CONCEITOS COMO IMPORTANTES NA CONDUÇÃO DE UM TRABALHO DOCENTE QUE POSSIBILITE MINISTRAR AULAS QUE SEJAM MAIS EFICIENTES, EFICAZES E DINÂMICAS. A CONSTRUÇÃO DESSA REFLEXÃO SE DEU POR MEIO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA DE AMBOS OS CONCEITOS DO AUTOR MENCIONADO. SALIENTA-SE QUE ESSES CONCEITOS ESTÃO INTRINSECAMENTE RELACIONADOS COM A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, ESTA QUE POR SUA VEZ, TEM FOCADO EM SEUS ESTUDOS, PRINCIPALMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E MAIS RECENTEMENTE NA VELHICE. ASSIM COMO OUTROS ESTUDIOSOS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, OS ESTUDOS DE WALLON (2008) TAMBÉM ESTÃO DIRECIONADAS AS CONDIÇÕES MATERIAIS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO QUE TANGE AS CONDIÇÕES ORGÂNICAS E ÁS EXIGÊNCIAS SOCIAIS QUE DESENCADEIAM O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO, POIS SEGUNDO ESTE, A CRIANÇA É A GÊNESE DOS PROCESSOS PSÍQUICOS E É ATRAVÉS DELA É QUE SE PODE CONHECER O ADULTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.