A PROPOSTA DA PESQUISA É FAZER UMA DISCUSSÃO SOBRE AS AÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELA GESTÃO DA ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR FRANCISCO BARBOSA, NO ENFRENTAMENTO DA EVASÃO ESCOLAR. A INSTITUIÇÃO PERTENCE AO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, SUL DO CEARÁ E UTILIZA ESTRATÉGIAS DE VISITA DOMICILIARES COM A FINALIDADE DE REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A HISTÓRIA ORAL, SENDO ENTREVISTADAS A ATUAL GESTORA E A COORDENADORA PEDAGÓGICA, AFIM DE SABER A RESPEITO DOS MECANISMOS DESENVOLVIDOS EM BENEFÍCIO DOS RESULTADOS INTERNOS E EXTERNOS. FOI FEITO USO TAMBÉM DO MATERIAL DISPONÍVEL NA ESCOLA, COMO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O REGIMENTO ESCOLAR. AS FONTES INDICARAM QUE AS VISITAS DOMICILIARES SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTÍSSIMAS NA APROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA COM A ESCOLA, ATRAVÉS DESSA PARCERIA AS CONSEQUÊNCIAS FORAM POSITIVAS EM AVALIAÇÕES EXTERNAS E NA PRÓPRIA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO.