Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O COORDENADOR PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM SERVIÇO NO CARLOS BELO MORENO NATAL-RN

Palavra-chaves: COORDENADOR PEDAGÓGICO, ENSINO–APRENDIZAGEM, ARTICULAÇÃO, REFLEXÃO, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61275
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1287
    "inscrito_id" => 1743
    "titulo" => """
      O COORDENADOR PEDAGÓGICO:\r\n
      FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM SERVIÇO NO CARLOS BELO MORENO NATAL-RN
      """
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A PARTICIPAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES EM SERVIÇO. DEFINIMOS COMO CAMPO EMPÍRICO UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  DA CIDADE DE NATAL– RN. PARTICIPARAM DA PESQUISA DUAS (02) PROFESSORAS, SENDO UMA DO TURNO MATUTINO E OUTRA DO VESPERTINO, E UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA, FORAM UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA, QUESTIONÁRIO E ANÁLISE DOCUMENTAL. SENDO ASSIM, INVESTIGOU A SEGUINTE QUESTÃO: COORDENADOR PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM SERVIÇO NA ESCOLA CARLOS BELO MORENO EM NATAL-RN. OS RESULTADOS APONTARAM QUE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA COORDENADORA PEDAGÓGICA NA ESCOLA CONTRIBUI PARA A REFLEXÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS PROFESSORES, CARACTERIZANDO DESSA FORMA EM FORMAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DO ENSINO – APRENDIZAGEM. O ESPAÇO / TEMPO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ACONTECE NO HORÁRIO DE ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO NÃO ABRANGENDO NESSE MOMENTO O COLETIVO DA ESCOLA, MAS, PEQUENOS GRUPOS E INDIVIDUAL, UMA VEZ, QUE ESSE HORÁRIO É DETERMINADO E ORGANIZADO POR ÁREAS DISCIPLINARES. O ESTUDO FOI PAUTADO NAS OBRAS BIBLIOGRÁFICAS DE TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO COMO SAVIANI (2002), VASCONCELOS (2009), NÓVOA (1992), CLEMENTE (2002), PIMENTA (1999), RIBEIRO (1997), FREIRE (1991) E ARNONI (2008)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, ENSINO–APRENDIZAGEM, ARTICULAÇÃO, REFLEXÃO, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1743_12082019233159.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON NUNES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON NUNES"
    "autor_email" => "NUNESPEDAGOGO@YAHOO.COM.B"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61275
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1287
    "inscrito_id" => 1743
    "titulo" => """
      O COORDENADOR PEDAGÓGICO:\r\n
      FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM SERVIÇO NO CARLOS BELO MORENO NATAL-RN
      """
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A PARTICIPAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES EM SERVIÇO. DEFINIMOS COMO CAMPO EMPÍRICO UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  DA CIDADE DE NATAL– RN. PARTICIPARAM DA PESQUISA DUAS (02) PROFESSORAS, SENDO UMA DO TURNO MATUTINO E OUTRA DO VESPERTINO, E UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA, FORAM UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA, QUESTIONÁRIO E ANÁLISE DOCUMENTAL. SENDO ASSIM, INVESTIGOU A SEGUINTE QUESTÃO: COORDENADOR PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM SERVIÇO NA ESCOLA CARLOS BELO MORENO EM NATAL-RN. OS RESULTADOS APONTARAM QUE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA COORDENADORA PEDAGÓGICA NA ESCOLA CONTRIBUI PARA A REFLEXÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS PROFESSORES, CARACTERIZANDO DESSA FORMA EM FORMAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DO ENSINO – APRENDIZAGEM. O ESPAÇO / TEMPO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ACONTECE NO HORÁRIO DE ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO NÃO ABRANGENDO NESSE MOMENTO O COLETIVO DA ESCOLA, MAS, PEQUENOS GRUPOS E INDIVIDUAL, UMA VEZ, QUE ESSE HORÁRIO É DETERMINADO E ORGANIZADO POR ÁREAS DISCIPLINARES. O ESTUDO FOI PAUTADO NAS OBRAS BIBLIOGRÁFICAS DE TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO COMO SAVIANI (2002), VASCONCELOS (2009), NÓVOA (1992), CLEMENTE (2002), PIMENTA (1999), RIBEIRO (1997), FREIRE (1991) E ARNONI (2008)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, ENSINO–APRENDIZAGEM, ARTICULAÇÃO, REFLEXÃO, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1743_12082019233159.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON NUNES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON NUNES"
    "autor_email" => "NUNESPEDAGOGO@YAHOO.COM.B"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A PARTICIPAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES EM SERVIÇO. DEFINIMOS COMO CAMPO EMPÍRICO UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE NATAL– RN. PARTICIPARAM DA PESQUISA DUAS (02) PROFESSORAS, SENDO UMA DO TURNO MATUTINO E OUTRA DO VESPERTINO, E UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA, FORAM UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA, QUESTIONÁRIO E ANÁLISE DOCUMENTAL. SENDO ASSIM, INVESTIGOU A SEGUINTE QUESTÃO: COORDENADOR PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM SERVIÇO NA ESCOLA CARLOS BELO MORENO EM NATAL-RN. OS RESULTADOS APONTARAM QUE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA COORDENADORA PEDAGÓGICA NA ESCOLA CONTRIBUI PARA A REFLEXÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS PROFESSORES, CARACTERIZANDO DESSA FORMA EM FORMAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DO ENSINO – APRENDIZAGEM. O ESPAÇO / TEMPO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ACONTECE NO HORÁRIO DE ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO NÃO ABRANGENDO NESSE MOMENTO O COLETIVO DA ESCOLA, MAS, PEQUENOS GRUPOS E INDIVIDUAL, UMA VEZ, QUE ESSE HORÁRIO É DETERMINADO E ORGANIZADO POR ÁREAS DISCIPLINARES. O ESTUDO FOI PAUTADO NAS OBRAS BIBLIOGRÁFICAS DE TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO COMO SAVIANI (2002), VASCONCELOS (2009), NÓVOA (1992), CLEMENTE (2002), PIMENTA (1999), RIBEIRO (1997), FREIRE (1991) E ARNONI (2008).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.