PREPARAR O PROFESSOR PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DO ALUNO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL SE CONSTITUI COMO UMA CONDIÇÃO PARA A PLENA REALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO
ESPACIAL. ENTRETANTO, NESSA ETAPA DO ENSINO, AINDA SE CONSTATA UMA PRÁTICA DOCENTE RECORRENTE DE SE
TRABALHAR COM MAPAS PRONTOS E ACABADOS, EXPRESSOS NUMA LINGUAGEM PARA ADULTOS, COM AS CRIANÇAS.
ESTUDOS CONSTATAM QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NESSA ETAPA DO ENSINO NÃO É ALFABETIZADA
EM GEOGRAFIA E NÃO DOMINA OS FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA. POR ISSO, TORNA-SE
IMPORTANTE A SUA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUE SE POSSA ENFRENTAR ESSE PROBLEMA. ASSIM SENDO, NO ANO
DE 2018 FOI REALIZADO, NO ÂMBITO DO PROBEX/UFCG, O PROJETO DE EXTENSÃO “REPRESENTAÇÕES DO
ESPAÇO VIVIDO: A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”. O MESMO SE
PROPÔS A FAZER A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA JUNTO ÀS PROFESSORAS DE UMA
ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB. ESSE ESTUDO, FUNDAMENTADO NA
ANÁLISE/SÍNTESE DO SEU RELATÓRIO FINAL, OBJETIVA ANALISAR AS SUAS ATIVIDADES. POR FIM, EXPLICITA OS ENTRAVES,
AS CONQUISTAS E OS DESAFIOS QUE PERMEARAM A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
REALIZADA NA EXECUÇÃO DO REFERIDO PROJETO.