Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DO 4º ANO: UMA ABORDAGEM SOBRE O TEMA: CUIDADOS COM O SOLO

Palavra-chaves: ANÁLISE, SOLO, AMBIENTE, LIVRO, LIVRO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59048
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3149
    "inscrito_id" => 3897
    "titulo" => "ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DO 4º ANO: UMA ABORDAGEM SOBRE O TEMA: CUIDADOS COM O SOLO"
    "resumo" => "COMPREENDE-SE QUE O SOLO, É UM DOS COMPONENTES MAIS IMPORTANTES DO MEIO AMBIENTE. ANALISAR SUA RELEVÂNCIA, CARACTERÍSTICAS E UTILIDADES ECOSSISTÊMICAS, COLABORA PARA UMA POSSÍVEL ATITUDE DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE. NO ENTANTO, APESAR DE SUA MÁXIMA IMPORTÂNCIA PARA A EQUILIBRAÇÃO DO ECOSSISTEMA, O PENSAMENTO DA CIÊNCIA EM RELAÇÃO AO SOLO AINDA É CARACTERIZADO COMO UM ESPAÇO NULO OU SEM MUITA IMPORTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A UNIDADE 3 DO LIVRO DIDÁTICO PORTA ABERTA/CIÊNCIAS DO 4º ANO, EDITORA PNLD, EDIÇÃO RENOVADA, ANO 2012 DAS AUTORAS ÂNGELA GIL E SUELI FANIZZI, ABORDANDO A TEMÁTICA: CUIDADOS COM O SOLO, COMO ESSA SE APRESENTA E SE DESENVOLVE NAS AULAS DE CIÊNCIAS. O PRESENTE TRABALHO SE IDENTIFICA COMO NATUREZA QUALITATIVA, E SE UTILIZOU COMO INTENÇÕES TEÓRICAS METODOLÓGICAS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A PESQUISA É TAMBÉM DE CARÁTER DOCUMENTAL BASEADA EM LIVROS, ARQUIVOS DE DOCUMENTOS, ARTIGOS E PERIÓDICOS. A PESQUISA REALIZADA EM UM PERÍODO DE TRÊS MESES, DESSA FORMA, TORNANDO A PESQUISA MAIS SEGURA E FUNDAMENTADA. OS CONTEÚDOS PROPOSTOS PELO LIVRO EXIGEM UMA MAIOR OBSERVAÇÃO E PONDERAÇÃO POR PARTE DOS DISCENTES. DESSA FORMA, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE UMA ATUALIZAÇÃO QUE VÁ DE ACORDO COM A REALIDADE DO ALUNO E ACOMPANHEM A EVOLUÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA CIÊNCIA. ENTÃO É PRECISO QUE SE FAÇA A ATUALIZAÇÃO DE OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS, ALÉM DO QUE ESTÁ PROPOSTO NO LIVRO, PARA ASSIM, CONSTITUIR UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. DE ACORDO COM OS ASPECTOS ANALISADOS, PODE SE OBSERVAR QUE SÃO NECESSÁRIOS E ESSENCIAIS MAIS ESTUDOS VOLTADOS PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, PARA ASSIM CONSTRUIR ASSUNTOS RELEVANTES E DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA ASSUNTOS VOLTADOS PARA ESSA QUESTÃO DE ANÁLISES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE, SOLO, AMBIENTE, LIVRO, LIVRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3897_13092019104133.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BEZERRA DE ARAÚJO NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO NETO"
    "autor_email" => "joaonetoaraujo83102@gmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR -FACEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59048
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3149
    "inscrito_id" => 3897
    "titulo" => "ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DO 4º ANO: UMA ABORDAGEM SOBRE O TEMA: CUIDADOS COM O SOLO"
    "resumo" => "COMPREENDE-SE QUE O SOLO, É UM DOS COMPONENTES MAIS IMPORTANTES DO MEIO AMBIENTE. ANALISAR SUA RELEVÂNCIA, CARACTERÍSTICAS E UTILIDADES ECOSSISTÊMICAS, COLABORA PARA UMA POSSÍVEL ATITUDE DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE. NO ENTANTO, APESAR DE SUA MÁXIMA IMPORTÂNCIA PARA A EQUILIBRAÇÃO DO ECOSSISTEMA, O PENSAMENTO DA CIÊNCIA EM RELAÇÃO AO SOLO AINDA É CARACTERIZADO COMO UM ESPAÇO NULO OU SEM MUITA IMPORTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A UNIDADE 3 DO LIVRO DIDÁTICO PORTA ABERTA/CIÊNCIAS DO 4º ANO, EDITORA PNLD, EDIÇÃO RENOVADA, ANO 2012 DAS AUTORAS ÂNGELA GIL E SUELI FANIZZI, ABORDANDO A TEMÁTICA: CUIDADOS COM O SOLO, COMO ESSA SE APRESENTA E SE DESENVOLVE NAS AULAS DE CIÊNCIAS. O PRESENTE TRABALHO SE IDENTIFICA COMO NATUREZA QUALITATIVA, E SE UTILIZOU COMO INTENÇÕES TEÓRICAS METODOLÓGICAS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A PESQUISA É TAMBÉM DE CARÁTER DOCUMENTAL BASEADA EM LIVROS, ARQUIVOS DE DOCUMENTOS, ARTIGOS E PERIÓDICOS. A PESQUISA REALIZADA EM UM PERÍODO DE TRÊS MESES, DESSA FORMA, TORNANDO A PESQUISA MAIS SEGURA E FUNDAMENTADA. OS CONTEÚDOS PROPOSTOS PELO LIVRO EXIGEM UMA MAIOR OBSERVAÇÃO E PONDERAÇÃO POR PARTE DOS DISCENTES. DESSA FORMA, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE UMA ATUALIZAÇÃO QUE VÁ DE ACORDO COM A REALIDADE DO ALUNO E ACOMPANHEM A EVOLUÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA CIÊNCIA. ENTÃO É PRECISO QUE SE FAÇA A ATUALIZAÇÃO DE OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS, ALÉM DO QUE ESTÁ PROPOSTO NO LIVRO, PARA ASSIM, CONSTITUIR UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. DE ACORDO COM OS ASPECTOS ANALISADOS, PODE SE OBSERVAR QUE SÃO NECESSÁRIOS E ESSENCIAIS MAIS ESTUDOS VOLTADOS PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, PARA ASSIM CONSTRUIR ASSUNTOS RELEVANTES E DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA ASSUNTOS VOLTADOS PARA ESSA QUESTÃO DE ANÁLISES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE, SOLO, AMBIENTE, LIVRO, LIVRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3897_13092019104133.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BEZERRA DE ARAÚJO NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO NETO"
    "autor_email" => "joaonetoaraujo83102@gmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR -FACEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

COMPREENDE-SE QUE O SOLO, É UM DOS COMPONENTES MAIS IMPORTANTES DO MEIO AMBIENTE. ANALISAR SUA RELEVÂNCIA, CARACTERÍSTICAS E UTILIDADES ECOSSISTÊMICAS, COLABORA PARA UMA POSSÍVEL ATITUDE DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE. NO ENTANTO, APESAR DE SUA MÁXIMA IMPORTÂNCIA PARA A EQUILIBRAÇÃO DO ECOSSISTEMA, O PENSAMENTO DA CIÊNCIA EM RELAÇÃO AO SOLO AINDA É CARACTERIZADO COMO UM ESPAÇO NULO OU SEM MUITA IMPORTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A UNIDADE 3 DO LIVRO DIDÁTICO PORTA ABERTA/CIÊNCIAS DO 4º ANO, EDITORA PNLD, EDIÇÃO RENOVADA, ANO 2012 DAS AUTORAS ÂNGELA GIL E SUELI FANIZZI, ABORDANDO A TEMÁTICA: CUIDADOS COM O SOLO, COMO ESSA SE APRESENTA E SE DESENVOLVE NAS AULAS DE CIÊNCIAS. O PRESENTE TRABALHO SE IDENTIFICA COMO NATUREZA QUALITATIVA, E SE UTILIZOU COMO INTENÇÕES TEÓRICAS METODOLÓGICAS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A PESQUISA É TAMBÉM DE CARÁTER DOCUMENTAL BASEADA EM LIVROS, ARQUIVOS DE DOCUMENTOS, ARTIGOS E PERIÓDICOS. A PESQUISA REALIZADA EM UM PERÍODO DE TRÊS MESES, DESSA FORMA, TORNANDO A PESQUISA MAIS SEGURA E FUNDAMENTADA. OS CONTEÚDOS PROPOSTOS PELO LIVRO EXIGEM UMA MAIOR OBSERVAÇÃO E PONDERAÇÃO POR PARTE DOS DISCENTES. DESSA FORMA, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE UMA ATUALIZAÇÃO QUE VÁ DE ACORDO COM A REALIDADE DO ALUNO E ACOMPANHEM A EVOLUÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA CIÊNCIA. ENTÃO É PRECISO QUE SE FAÇA A ATUALIZAÇÃO DE OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS, ALÉM DO QUE ESTÁ PROPOSTO NO LIVRO, PARA ASSIM, CONSTITUIR UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. DE ACORDO COM OS ASPECTOS ANALISADOS, PODE SE OBSERVAR QUE SÃO NECESSÁRIOS E ESSENCIAIS MAIS ESTUDOS VOLTADOS PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, PARA ASSIM CONSTRUIR ASSUNTOS RELEVANTES E DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA ASSUNTOS VOLTADOS PARA ESSA QUESTÃO DE ANÁLISES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.