Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM BREVE OLHAR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS, RECURSOS, RECURSOS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62774
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 928
    "inscrito_id" => 2987
    "titulo" => "UM BREVE OLHAR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE, ESPECIFICAMENTE EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, A PESQUISA VERIFICOU AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS E OS RECURSOS UTILIZADOS PELA PROFESSORA DA TURMA, ALÉM DE ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PARTIR DO RELATO DO DOCENTE E DA COORDENAÇÃO. O TRABALHO ABORDA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E FAZ UM PARALELO COM OS DADOS COLETADOS NA TURMA PESQUISADA, DE MODO A APRESENTAR OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, OS MATERIAIS UTILIZADOS, ALÉM DA LEITURA E DA ESCRITA. ADEMAIS, A PESQUISA VERIFICOU COMO ACONTECE A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA DA CLASSE. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA, JÁ QUE POSSUI CARÁTER SUBJETIVO E FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E A ENTREVISTA ESTRUTURADA. PARA DIALOGAR COM A PESQUISA FORAM ABORDADOS AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY(1999), MORAIS(2012), ALÉM DE SOARES(2004), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTARAM A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS MISTOS PARA ALFABETIZAR E LETRAR, ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS, DA LEITURA E DA ESCRITA. QUANTO À FORMAÇÃO CONTINUADA VERIFICOU-SE QUE É OFERTADA, PRINCIPALMENTE, PELA EDITORA DO MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO, POR INTERESSE PRÓPRIO DO DOCENTE E DE MANEIRA PRECÁRIA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS, RECURSOS, RECURSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2987_05082019160639.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA KELLY SANTOS BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA KELLY"
    "autor_email" => "talitakelly@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62774
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 928
    "inscrito_id" => 2987
    "titulo" => "UM BREVE OLHAR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE, ESPECIFICAMENTE EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, A PESQUISA VERIFICOU AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS E OS RECURSOS UTILIZADOS PELA PROFESSORA DA TURMA, ALÉM DE ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PARTIR DO RELATO DO DOCENTE E DA COORDENAÇÃO. O TRABALHO ABORDA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E FAZ UM PARALELO COM OS DADOS COLETADOS NA TURMA PESQUISADA, DE MODO A APRESENTAR OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, OS MATERIAIS UTILIZADOS, ALÉM DA LEITURA E DA ESCRITA. ADEMAIS, A PESQUISA VERIFICOU COMO ACONTECE A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA DA CLASSE. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA, JÁ QUE POSSUI CARÁTER SUBJETIVO E FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E A ENTREVISTA ESTRUTURADA. PARA DIALOGAR COM A PESQUISA FORAM ABORDADOS AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY(1999), MORAIS(2012), ALÉM DE SOARES(2004), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTARAM A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS MISTOS PARA ALFABETIZAR E LETRAR, ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS, DA LEITURA E DA ESCRITA. QUANTO À FORMAÇÃO CONTINUADA VERIFICOU-SE QUE É OFERTADA, PRINCIPALMENTE, PELA EDITORA DO MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO, POR INTERESSE PRÓPRIO DO DOCENTE E DE MANEIRA PRECÁRIA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS, RECURSOS, RECURSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2987_05082019160639.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA KELLY SANTOS BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA KELLY"
    "autor_email" => "talitakelly@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE, ESPECIFICAMENTE EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, A PESQUISA VERIFICOU AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS E OS RECURSOS UTILIZADOS PELA PROFESSORA DA TURMA, ALÉM DE ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PARTIR DO RELATO DO DOCENTE E DA COORDENAÇÃO. O TRABALHO ABORDA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E FAZ UM PARALELO COM OS DADOS COLETADOS NA TURMA PESQUISADA, DE MODO A APRESENTAR OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, OS MATERIAIS UTILIZADOS, ALÉM DA LEITURA E DA ESCRITA. ADEMAIS, A PESQUISA VERIFICOU COMO ACONTECE A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA DA CLASSE. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA, JÁ QUE POSSUI CARÁTER SUBJETIVO E FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E A ENTREVISTA ESTRUTURADA. PARA DIALOGAR COM A PESQUISA FORAM ABORDADOS AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY(1999), MORAIS(2012), ALÉM DE SOARES(2004), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTARAM A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS MISTOS PARA ALFABETIZAR E LETRAR, ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS, DA LEITURA E DA ESCRITA. QUANTO À FORMAÇÃO CONTINUADA VERIFICOU-SE QUE É OFERTADA, PRINCIPALMENTE, PELA EDITORA DO MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO, POR INTERESSE PRÓPRIO DO DOCENTE E DE MANEIRA PRECÁRIA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.