UM BREVE OLHAR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62774 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 928 "inscrito_id" => 2987 "titulo" => "UM BREVE OLHAR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE, ESPECIFICAMENTE EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, A PESQUISA VERIFICOU AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS E OS RECURSOS UTILIZADOS PELA PROFESSORA DA TURMA, ALÉM DE ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PARTIR DO RELATO DO DOCENTE E DA COORDENAÇÃO. O TRABALHO ABORDA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E FAZ UM PARALELO COM OS DADOS COLETADOS NA TURMA PESQUISADA, DE MODO A APRESENTAR OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, OS MATERIAIS UTILIZADOS, ALÉM DA LEITURA E DA ESCRITA. ADEMAIS, A PESQUISA VERIFICOU COMO ACONTECE A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA DA CLASSE. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA, JÁ QUE POSSUI CARÁTER SUBJETIVO E FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E A ENTREVISTA ESTRUTURADA. PARA DIALOGAR COM A PESQUISA FORAM ABORDADOS AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY(1999), MORAIS(2012), ALÉM DE SOARES(2004), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTARAM A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS MISTOS PARA ALFABETIZAR E LETRAR, ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS, DA LEITURA E DA ESCRITA. QUANTO À FORMAÇÃO CONTINUADA VERIFICOU-SE QUE É OFERTADA, PRINCIPALMENTE, PELA EDITORA DO MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO, POR INTERESSE PRÓPRIO DO DOCENTE E DE MANEIRA PRECÁRIA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS, RECURSOS, RECURSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2987_05082019160639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA KELLY SANTOS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "TALITA KELLY" "autor_email" => "talitakelly@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62774 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 928 "inscrito_id" => 2987 "titulo" => "UM BREVE OLHAR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE, ESPECIFICAMENTE EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, A PESQUISA VERIFICOU AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS E OS RECURSOS UTILIZADOS PELA PROFESSORA DA TURMA, ALÉM DE ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PARTIR DO RELATO DO DOCENTE E DA COORDENAÇÃO. O TRABALHO ABORDA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E FAZ UM PARALELO COM OS DADOS COLETADOS NA TURMA PESQUISADA, DE MODO A APRESENTAR OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, OS MATERIAIS UTILIZADOS, ALÉM DA LEITURA E DA ESCRITA. ADEMAIS, A PESQUISA VERIFICOU COMO ACONTECE A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA DA CLASSE. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA, JÁ QUE POSSUI CARÁTER SUBJETIVO E FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E A ENTREVISTA ESTRUTURADA. PARA DIALOGAR COM A PESQUISA FORAM ABORDADOS AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY(1999), MORAIS(2012), ALÉM DE SOARES(2004), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTARAM A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS MISTOS PARA ALFABETIZAR E LETRAR, ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS, DA LEITURA E DA ESCRITA. QUANTO À FORMAÇÃO CONTINUADA VERIFICOU-SE QUE É OFERTADA, PRINCIPALMENTE, PELA EDITORA DO MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO, POR INTERESSE PRÓPRIO DO DOCENTE E DE MANEIRA PRECÁRIA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS, RECURSOS, RECURSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2987_05082019160639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA KELLY SANTOS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "TALITA KELLY" "autor_email" => "talitakelly@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }