RESUMO
ESTE TRABALHO TRAZ UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO, ESPAÇO E MATERIAIS VOLTADOS PARA AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEGMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O TEMPO E O ESPAÇO PARA O BRINCAR SÃO FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, O ESTUDO TRAZ CONSIDERAÇÕES SOBRE OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. COM A APROVAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 11.274 EM FEVEREIRO DE 2006, O ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO ANOS FOI ALTERADO PARA NOVE ANOS E DETERMINOU A OBRIGATORIEDADE DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. É NESSE CONTEXTO DE TRANSIÇÃO QUE O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR O TEMPO E O ESPAÇO DAS OPORTUNIDADES DE INTERAÇÕES COM AS BRINCADEIRAS E O LÚDICO. A COLETA DE DADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI MEDIANTE OBSERVAÇÕES E CONVERSAS COM AS CRIANÇAS E PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DA SERRA NO ESPÍRITO SANTO, PARA FUNDAMENTAÇÃO FOI ABORDADO TEÓRICOS QUE DEFENDE O BRINCAR COMO UM ATO SOCIAL E HUMANO NO PROCESSO DA INFÂNCIA E NA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS.