Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSTURA DOCENTE

Palavra-chaves: PROFESSOR, LÚDICO, CRIANÇA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61692
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1011
    "inscrito_id" => 9125
    "titulo" => "O USO DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSTURA DOCENTE"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ESCLARECER SOBRE A MÁ APLICABILIDADE DAS PRÁTICAS LÚDICAS EM FAVOR DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O LÚDICO NÃO É APENAS UMA FORMA DE ENSINAR OU ALGUMA DISTRAÇÃO PARA GASTAR A ENERGIA DA CRIANÇA E SIM UM MEIO PARA ENRIQUECER E CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E SOCIAL DAS MESMAS. NESSE SENTIDO BUSCA-SE ENCONTRAR POSSÍVEIS CUIDADOS QUE O EDUCADOR DEVE TER AO TRABALHAR COM ATIVIDADES LÚDICAS E SOLUCIONAR OS DESAFIOS DE TRABALHAR A LUDICIDADE. O PROBLEMA NORTEADOR DA PESQUISA FOI: QUAL O DESAFIO DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MODO A PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO EDUCANDO? QUE POSSÍVEIS CUIDADOS O EDUCADOR DEVERÁ TER AO TRABALHAR COM ATIVIDADES LÚDICAS? PROPÕE-SE ENTÃO POR INTERMÉDIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, ANALISAR PONTOS E CONTRAPONTOS DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BUSCANDO UMA MELHOR COMPREENSÃO PARA O DESEMPENHO DO PROFESSOR EM SALA. FUNDAMENTOU-SE NA PRESENTE PESQUISA TEÓRICA COM: FRIEDMAM (1996), KISHIMOTO (2008), PIAGET (1976), SANTOS (1997), VYGOTSKY (1984), RAU (2013), OLIVEIRA (2010), ENTRE OUTROS. ASSIM, EXERCER A LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVE TER COMO FUNDAMENTO ESTABELECER AO ALUNO DIVERSÃO E AO MESMO TEMPO APRENDIZAGEM, SENDO NECESSÁRIO QUE O EDUCADOR SEJA ATENCIOSO E SIRVA DE MEDIAÇÃO ENTRE O ALUNO E O ACESSO AO CONHECIMENTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, LÚDICO, CRIANÇA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID9125_07082019152908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUARANA RIBEIRO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JUARANA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "JUARANARIBEIRO@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UEMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61692
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1011
    "inscrito_id" => 9125
    "titulo" => "O USO DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSTURA DOCENTE"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ESCLARECER SOBRE A MÁ APLICABILIDADE DAS PRÁTICAS LÚDICAS EM FAVOR DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O LÚDICO NÃO É APENAS UMA FORMA DE ENSINAR OU ALGUMA DISTRAÇÃO PARA GASTAR A ENERGIA DA CRIANÇA E SIM UM MEIO PARA ENRIQUECER E CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E SOCIAL DAS MESMAS. NESSE SENTIDO BUSCA-SE ENCONTRAR POSSÍVEIS CUIDADOS QUE O EDUCADOR DEVE TER AO TRABALHAR COM ATIVIDADES LÚDICAS E SOLUCIONAR OS DESAFIOS DE TRABALHAR A LUDICIDADE. O PROBLEMA NORTEADOR DA PESQUISA FOI: QUAL O DESAFIO DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MODO A PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO EDUCANDO? QUE POSSÍVEIS CUIDADOS O EDUCADOR DEVERÁ TER AO TRABALHAR COM ATIVIDADES LÚDICAS? PROPÕE-SE ENTÃO POR INTERMÉDIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, ANALISAR PONTOS E CONTRAPONTOS DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BUSCANDO UMA MELHOR COMPREENSÃO PARA O DESEMPENHO DO PROFESSOR EM SALA. FUNDAMENTOU-SE NA PRESENTE PESQUISA TEÓRICA COM: FRIEDMAM (1996), KISHIMOTO (2008), PIAGET (1976), SANTOS (1997), VYGOTSKY (1984), RAU (2013), OLIVEIRA (2010), ENTRE OUTROS. ASSIM, EXERCER A LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVE TER COMO FUNDAMENTO ESTABELECER AO ALUNO DIVERSÃO E AO MESMO TEMPO APRENDIZAGEM, SENDO NECESSÁRIO QUE O EDUCADOR SEJA ATENCIOSO E SIRVA DE MEDIAÇÃO ENTRE O ALUNO E O ACESSO AO CONHECIMENTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, LÚDICO, CRIANÇA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID9125_07082019152908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUARANA RIBEIRO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JUARANA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "JUARANARIBEIRO@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UEMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ESCLARECER SOBRE A MÁ APLICABILIDADE DAS PRÁTICAS LÚDICAS EM FAVOR DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O LÚDICO NÃO É APENAS UMA FORMA DE ENSINAR OU ALGUMA DISTRAÇÃO PARA GASTAR A ENERGIA DA CRIANÇA E SIM UM MEIO PARA ENRIQUECER E CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E SOCIAL DAS MESMAS. NESSE SENTIDO BUSCA-SE ENCONTRAR POSSÍVEIS CUIDADOS QUE O EDUCADOR DEVE TER AO TRABALHAR COM ATIVIDADES LÚDICAS E SOLUCIONAR OS DESAFIOS DE TRABALHAR A LUDICIDADE. O PROBLEMA NORTEADOR DA PESQUISA FOI: QUAL O DESAFIO DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MODO A PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO EDUCANDO? QUE POSSÍVEIS CUIDADOS O EDUCADOR DEVERÁ TER AO TRABALHAR COM ATIVIDADES LÚDICAS? PROPÕE-SE ENTÃO POR INTERMÉDIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, ANALISAR PONTOS E CONTRAPONTOS DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BUSCANDO UMA MELHOR COMPREENSÃO PARA O DESEMPENHO DO PROFESSOR EM SALA. FUNDAMENTOU-SE NA PRESENTE PESQUISA TEÓRICA COM: FRIEDMAM (1996), KISHIMOTO (2008), PIAGET (1976), SANTOS (1997), VYGOTSKY (1984), RAU (2013), OLIVEIRA (2010), ENTRE OUTROS. ASSIM, EXERCER A LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVE TER COMO FUNDAMENTO ESTABELECER AO ALUNO DIVERSÃO E AO MESMO TEMPO APRENDIZAGEM, SENDO NECESSÁRIO QUE O EDUCADOR SEJA ATENCIOSO E SIRVA DE MEDIAÇÃO ENTRE O ALUNO E O ACESSO AO CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.