Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICO DA NAFTALINA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA ORGANIZADA COMO UM CICLO DA EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, CEK, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61162
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3937
    "inscrito_id" => 2044
    "titulo" => "MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICO DA NAFTALINA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA ORGANIZADA COMO UM CICLO DA EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "TRABALHO REALIZADO PELA ESTUDANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, CAMPUS VITÓRIA DE SANTA ANTÃO, NO QUAL, DEVIDO A UMA GRANDE REPERCUSSÃO DO PROGRAMA, QUE TEM O OBJETIVO DE DESPERTAR VOCAÇÕES PARA AS LICENCIATURAS, EM QUE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VÊM DESENVOLVENDO AÇÕES NAS ESCOLAS QUE SÃO PARCEIRAS, DA REDE PUBLICA. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO QUE TEM A PRINCIPAL FINALIDADE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA,. SABEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DA QUÍMICA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS ALÉM DE SER MOTIVADOR, TAMBÉM AUXILIA NA DEMONSTRAÇÃO DE CONTEÚDOS, OS ESTUDANTES SE TORNAM MAIS ATIVOS NO PROCESSO E HÁ UMA APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTE. NESSE SENTIDO, FORAM DESENVOLVIDOS UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA O CONTEÚDO DE “MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS”. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, DA EREM DIAS CARDOSO, LOCALIZADA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO, NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. PARA ISSO A METODOLOGIA FOI ORGANIZADA COMO O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA (CEK), VINCULADO À TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY (1955). COM OS RESULTADOS OBTIDOS, PUDEMOS CONCLUIR QUE A UTILIZAÇÃO DO CONTEÚDO OU ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS, OS ESTUDANTES TIVERAM A CHANCE DE SEREM ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TAMBÉM FOI POSSÍVEL PERCEBER A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO, POIS OS ESTUDANTES RELATARAM QUE COM A EXPERIMENTAÇÃO, CONSEGUIRAM COMPREENDER O CONTEÚDO E RELACIONAR COM O SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, CEK, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2044_25092019184959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALLOMA JOYCE DE AGUIAR SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PALLOMA JOYCE"
    "autor_email" => "palloma_joyce_aguiar@hotm"
    "autor_ies" => "IFPE- INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO- CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61162
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3937
    "inscrito_id" => 2044
    "titulo" => "MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICO DA NAFTALINA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA ORGANIZADA COMO UM CICLO DA EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "TRABALHO REALIZADO PELA ESTUDANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, CAMPUS VITÓRIA DE SANTA ANTÃO, NO QUAL, DEVIDO A UMA GRANDE REPERCUSSÃO DO PROGRAMA, QUE TEM O OBJETIVO DE DESPERTAR VOCAÇÕES PARA AS LICENCIATURAS, EM QUE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VÊM DESENVOLVENDO AÇÕES NAS ESCOLAS QUE SÃO PARCEIRAS, DA REDE PUBLICA. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO QUE TEM A PRINCIPAL FINALIDADE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA,. SABEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DA QUÍMICA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS ALÉM DE SER MOTIVADOR, TAMBÉM AUXILIA NA DEMONSTRAÇÃO DE CONTEÚDOS, OS ESTUDANTES SE TORNAM MAIS ATIVOS NO PROCESSO E HÁ UMA APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTE. NESSE SENTIDO, FORAM DESENVOLVIDOS UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA O CONTEÚDO DE “MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS”. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, DA EREM DIAS CARDOSO, LOCALIZADA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO, NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. PARA ISSO A METODOLOGIA FOI ORGANIZADA COMO O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA (CEK), VINCULADO À TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY (1955). COM OS RESULTADOS OBTIDOS, PUDEMOS CONCLUIR QUE A UTILIZAÇÃO DO CONTEÚDO OU ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS, OS ESTUDANTES TIVERAM A CHANCE DE SEREM ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TAMBÉM FOI POSSÍVEL PERCEBER A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO, POIS OS ESTUDANTES RELATARAM QUE COM A EXPERIMENTAÇÃO, CONSEGUIRAM COMPREENDER O CONTEÚDO E RELACIONAR COM O SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, CEK, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2044_25092019184959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALLOMA JOYCE DE AGUIAR SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PALLOMA JOYCE"
    "autor_email" => "palloma_joyce_aguiar@hotm"
    "autor_ies" => "IFPE- INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO- CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TRABALHO REALIZADO PELA ESTUDANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, CAMPUS VITÓRIA DE SANTA ANTÃO, NO QUAL, DEVIDO A UMA GRANDE REPERCUSSÃO DO PROGRAMA, QUE TEM O OBJETIVO DE DESPERTAR VOCAÇÕES PARA AS LICENCIATURAS, EM QUE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VÊM DESENVOLVENDO AÇÕES NAS ESCOLAS QUE SÃO PARCEIRAS, DA REDE PUBLICA. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO QUE TEM A PRINCIPAL FINALIDADE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA,. SABEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DA QUÍMICA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS ALÉM DE SER MOTIVADOR, TAMBÉM AUXILIA NA DEMONSTRAÇÃO DE CONTEÚDOS, OS ESTUDANTES SE TORNAM MAIS ATIVOS NO PROCESSO E HÁ UMA APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTE. NESSE SENTIDO, FORAM DESENVOLVIDOS UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA O CONTEÚDO DE “MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS”. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, DA EREM DIAS CARDOSO, LOCALIZADA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO, NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. PARA ISSO A METODOLOGIA FOI ORGANIZADA COMO O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA (CEK), VINCULADO À TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY (1955). COM OS RESULTADOS OBTIDOS, PUDEMOS CONCLUIR QUE A UTILIZAÇÃO DO CONTEÚDO OU ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS, OS ESTUDANTES TIVERAM A CHANCE DE SEREM ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TAMBÉM FOI POSSÍVEL PERCEBER A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO, POIS OS ESTUDANTES RELATARAM QUE COM A EXPERIMENTAÇÃO, CONSEGUIRAM COMPREENDER O CONTEÚDO E RELACIONAR COM O SEU COTIDIANO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.