O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS TEORIAS ACERCA DA EDUCAÇÃO, A PARTIR DAS NARRATIVAS DE BOURDIEU EM SEUS LIVROS ESCRITOS DA EDUCAÇÃO (1998) E MEDITAÇÕES PASCALIANAS (2001), ABORDAREMOS MICROFÍSICA DO PODER (1979) E VIGIAR E PUNIR (1975) DE MICHEL FOUCAULT, ALÉM DE DISCUTIRMOS O PENSAMENTO DE ANTHONY GIDDENS EMBASADOS EM MODERNIDADE E IDENTIDADE (2002). PARA TANTO, FAREMOS UMA RELAÇÃO ENTRE TAIS TEORIAS COM A FALA DE ESTUDANTES CEARENSES REGISTRADAS ATRAVÉS DE PESQUISA REALIZADA EM QUATRO ESCOLAS EM SUA TOTALIDADE: DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL (EEMTI) SITUADAS EM DIFERENTES BAIRROS NA CIDADE DE FORTALEZA, UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP), LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA E UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA REGIÃO DO CARIRI, TODAS NO ESTADO DO CEARÁ. A PESQUISA TEVE COMO INSTRUMENTAL PRINCIPAL, ENTREVISTA ABERTA COM DOZE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. OS AUTORES E SUAS ANÁLISES SÃO DIRECIONADAS A ASPECTOS DA VIDA SOCIAL, E EM ESPECÍFICO, ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS ÀS DESIGUALDADES E ALGUNS DESTACAM QUE TAIS DESIGUALDADES COMEÇAM E SÃO REPRODUZIDAS EM TERRITÓRIO ESCOLAR, POR ISSO MESMO SÃO TEXTOS TÃO FORTEMENTE CONTEMPORÂNEOS NO MUNDO E ESPECIALMENTE EM NOSSO PAÍS. AINDA SOBRE O TRABALHO DE PESQUISA QUE REALIZAMOS, PODEMOS RESSALTAR QUE FOI UM MOMENTO RICO DE REFLEXÃO PARA OS ALUNOS E SIGNIFICATIVO PARA NÓS, QUANDO PUDEMOS ACESSAR COM MAIS OBJETIVIDADE E CLAREZA, O PENSAMENTO DE ALUNOS QUANDO ELES FALARAM ACERCA DE SUAS VIDAS EM FAMÍLIA, DA SUA PERCEPÇÃO SOBRE A ESCOLA E O QUE PENSAM SOBRE SEU FUTURO.