SILVA, Angelica Aparecida Da et al.. Raça e etnia na educação infantil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62361>. Acesso em: 23/12/2024 04:21
O PRESENTE TRABALHO DECORREU POR MEIO DE ATOS RACISTA EM SALA DE AULA NA A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ -ESCOLA) INTEGRANDO-SE AOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO, ATRAVÉS DESSES PERCURSOS PASSOU ADQUIRIR UMA DIMENSÃO MAIS AMPLA EM RELAÇÃO AO SISTEMA EDUCACIONAL, A CRIANÇA DEVE SER ENXERGADA COMO ALGUÉM CAPAZ DE CRIAR E ESTABELECER RELAÇÕES, UM INDIVÍDUO SÓCIO HISTÓRICO, PRODUTOR DE CULTURA E FAZER PARTE DA MESMA ONDE ESTÁ INSERIDO. O RACISMO É A DEFINIÇÃO COMO A REPETIÇÃO DE IDEIAS EM QUAL DIFERENCIA AS PEÇAS POR RAÇAS E QUE EXISTE SEMPRE UMA SUPERIORIDADE AS DEMAIS, APONTA EM PESQUISA A NECESSIDADE DE QUALIFICAÇÃO E CONHECIMENTOS NA TEMÁTICA DEBATIDA POR OS PROFISSIONAIS, LEIS, DOCUMENTOS ABRANGENTES, PROJETOS, METODOLOGIAS E ABORDAGENS SOBRE A ETNIA E RACISMO, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, DIAGNÓSTICA QUE O ASSUNTO DEVE SER TRATADO, RELATA-SE PROFESSORES E PROFISSIONAIS SOBRE A TEMÁTICA E SUGEREM SER DESENVOLVIDA A PARTIR DO ENSINO FUNDAMENTAL, OCORRE QUE AS QUALIFICAÇÕES DE PROFISSIONAIS ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO NECESSÁRIOS PARA AS FORMAÇÕES CONSTRUTIVAS PARA A INFÂNCIA. CONSTATA-SE QUE O MELHOR AMBIENTE PARA COMBATER O RACISMO É A ESCOLA PORÉM A EDUCAÇÃO TORNA-SE COMPREENDIDA COMO UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DAS ASSIMILAÇÕES NA COGNIÇÃO DA CRIANÇA, ONDE OCORREM E VALORIZAM O SOCIOCULTURAL NAS EXPERIÊNCIAS E INFLUÊNCIAS QUE SE MANIFESTA ATRAVÉS DAS SUAS DIFERENÇAS CULTURAIS SOBRE OS FILHOS, O DIÁLOGO EM SI DEVE CONTINUAR NO LAR E COM SEUS FAMILIARES, EXEMPLIFICANDO QUE OS DIREITOS SÃO IGUAIS A TODOS, INDEPENDENTEMENTE DE RAÇA, COR OU RELIGIÃO.