, Joséátilaabreudesousa et al.. Percursos geográficos: o pibid e o espaço universitário. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61986>. Acesso em: 22/11/2024 12:01
ESTE ARTIGO APRESENTA O PLANEJAMENTO, A PRÁTICA PEDAGÓGICA E OS RESULTADOS DA INTERVENÇÃO “PERCURSOS GEOGRÁFICOS – PIBID E O ESPAÇO UNIVERSITÁRIO”, VINCULADOS AO PROJETO “RUMO À UNIVERSIDADE” DO SUBPROJETO PIBID GEOGRAFIA UFC, ATUANTE NA ESCOLA E.E.F.M DOM HÉLDER CÂMARA. FORAM CONTEMPLADAS QUATRO TURMAS DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, COM UM TOTAL DE 41 ALUNOS MEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIA. O INTUITO MAIOR DESTE TRABALHO FOI PROPORCIONAR AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA IMERSÃO NO ESPAÇO ACADÊMICO E NAS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR, BEM COMO AS ESPECIFICIDADES INERENTES AOS DISTINTOS CURSOS E DEPARTAMENTOS VISITADOS DENTRO DO CAMPUS. OS RESULTADOS OBSERVADOS NOS RELATOS DOS ALUNOS EM RODA DE CONVERSA REALIZADA POSTERIORMENTE A INTERVENÇÃO INDICAM UMA NOÇÃO MELHOR E MAIS AMPLA DO MUNDO UNIVERSITÁRIO, UMA COMPREENSÃO MAIS ABRANGENTE SOBRE OS CURSOS QUE FUTURAMENTE ELES PRETENDEM PLEITEAR VAGA E UM ESTÍMULO A MAIS PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA.