O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID TÊM SIDO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A INSERÇÃO DO ALUNO DE LICENCIATURA NO SEU LOCAL DE ATUAÇÃO, COLABORANDO PARA A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE DOCENTE NA MEDIDA EM QUE ESTES SÃO INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR E MODELAM O SEU PRÓPRIO FAZER PEDAGÓGICO JUNTO À INSTITUIÇÃO QUE OS RECEBEM. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É FAZER UMA ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NO SUBPROJETO EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A ATUAÇÃO DOS LICENCIADOS DE PEDAGOGIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA DA PESQUISA É QUALITATIVA ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, BUSCANDO OLHAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PARA A REGÊNCIA DO ESTÁGIO A PARTIR DA COLABORAÇÃO DE DOIS ESTAGIÁRIOS DE PEDAGOGIA QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA NO INÍCIO DO CURSO. OS RESULTADOS INDICAM QUE O PROGRAMA COLABOROU PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES DE PEDAGOGIA, POIS ELE ATINGE O OBJETIVO DE INTEGRAR A UNIVERSIDADE A EDUCAÇÃO BÁSICA, LÓCUS DE TRABALHO DO PROFESSOR.