AQUINO, Ana Paula Praciano Nogueira et al.. Memória docente no espaço escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61073>. Acesso em: 23/12/2024 01:38
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO ESCOPO EVIDENCIAR O ESTUDO DA MEMÓRIA DOCENTE NAS ESCOLAS, TENDO EM VISTA A QUANTIDADE DE ESCOLAS QUE CARREGAM NOMES DE PROFESSORES. NESSA PERSPECTIVA UTILIZAR DE ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE SE APROPRIAM DO RECURSO MEMÓRIA DOCENTE E CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA, UTILIZANDO A BIOGRAFIA DE OUTROS PROFESSORES. A METODOLOGIA TRAZ O QUESTIONÁRIO NO QUAL FORAM AVERIGUADAS AS MEMÓRIAS ACERCA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COM ESSA TEMÁTICA. A PESQUISA TEM EMBASAMENTO TEÓRICO LIMA (2002; 2012) COM A FORMAÇÃO CONTINUADA, MIGNOT (2003; 2008) PRÁTICA DE MEMÓRIA DOCENTE E MEMÓRIA ESCOLAR, CORDEIRO E SOUSA (2008) MEMORIAL E AUTOBIOGRAFIAS. OS RESULTADOS REVELAM ELEMENTOS QUE APONTAM QUE A MEMÓRIA DOCENTE, NÃO É UM TEMA QUE VEM SENDO MENCIONADO COM RELEVÂNCIA NA ESCOLA, PORÉM A ABORDAGEM DESSA TEMÁTICA QUER TRAZER A IMPORTÂNCIA DESSA VALORIZAÇÃO, PARA O ESPAÇO ESCOLAR, COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS E DOS SABERES TEÓRICOS NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE.