O ENSINO DE HISTÓRIA NA MAIORIA DAS VEZES AINDA SEGUE DE MANEIRA TRADICIONAL, DE TAL FORMA A GERAR NOS ALUNOS UM GRANDE DESINTERESSE PELA MATÉRIA, BEM COMO DIFICULDADES DE INTERPRETAR E EXPLORAR FATOS HISTÓRICOS MINISTRADOS EM AULA. COM INTUITO DE CONTORNAR TAL PERSPECTIVA, COMO TAMBÉM TRANSMITIR UMA NOVA FORMA DE CONHECIMENTO SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO, DESENVOLVEMOS O PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO QUAL REALIZOU-SE O TRABALHO COM 26 ALUNOS DE UMA TURMA DO 6º ANO B DA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL TIRADENTES, DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE NA PARAÍBA. NESSE REALIZOU-SE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCATIVAS (VIDAL, 2005) DENTRE AS QUAIS SE DESTACAM VISITAS A MUSEUS E A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE PINTURA, SOBRE O MODELO ARQUITETÔNICO, ART DÉCO PRESENTE NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE E QUE COMPÕE O SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO. TAIS ATIVIDADES VISAVAM DESPERTAR A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA (RÜSEN, 2010) , A DESCOBERTA DE LUGARES DE MEMORIA (NORA,1993) PROPORCIONANDO UM PAPEL E A EXPERIÊNCIA (LARROSA, 2018) DE PRODUTORES DO CONHECIMENTO, FAZENDO COM QUE DISCENTES EDIFIQUEM UMA RELAÇÃO DE PERTENCIMENTO A SUA CIDADE, SENTIMENTO ESSE, QUE ACABA POR ASSEGURAR UMA IDENTIDADE CULTURAL.