O TRABALHO DO PEDAGOGO É DESAFIADOR POR LIDAR COM SUJEITOS HETEROGÊNEOS EM CONSTRUÇÃO, CIRCUNSTÂNCIA QUE EVIDENCIA A MAGNITUDE DO PAPEL DO PEDAGOGO PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, POIS EXIGEM MAIS DAS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS DESSE PERSONAGEM. ESTE ESTUDO TEM O OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PEDAGOGO QUE ATUA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA
REDE PÚBLICA DE FORTALEZA EM UMA TURMA COM ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. AS METODOLOGIAS UTILIZADAS FORAM: ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS DOS AUTORES BASTOS (2015) E FONSECA (2016), UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA QUE LECIONA E ATENDE AO PERFIL APRESENTADO, MEDIANTE A UMA PESQUISA-AÇÃO COMO FORMA DE INVESTIGAÇÃO PARTICIPATIVA NA TURMA EM AÇÃO DO PROJETO CLUBE DE ESCRITA CRIATIVA, DESENVOLVIDO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL- PET DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.