PROGRAMA BRINQUEDUCAR: ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA COM ESTUDANTES DA EJA EM RECIFE-PE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62227 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5815 "inscrito_id" => 12892 "titulo" => "PROGRAMA BRINQUEDUCAR: ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA COM ESTUDANTES DA EJA EM RECIFE-PE" "resumo" => "O ENSINO DA NEUROPEDAGOGIA REFERE-SE AOS NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PESQUISA NEURAL, PORÉM ENFOCA CONCEITOS RELACIONADOS À ÁREA DE EDUCAÇÃO. ESSE TRABALHO CIENTÍFICO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA/NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA COM AS TURMAS DE EJA, NO ANO DE 2018, A PARTIR DO PROGRAMA BRINQUEDUCAR PELA FORMAÇÃO EM CURSO PROFISSIONAL DE BRINQUEDISTAS. OS DADOS OBTIDOS NOS PLANEJAMENTOS DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO INFANTIL II (SUJEITO CEREBRAL), ESTRUTURA-SE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES CONTEUDISTAS EM CINCO EIXOS: CONCEITOS BIOLÓGICOS DO CÉREBRO, ASPECTOS DOS ESTÍMULOS E FUNÇÕES CEREBRAIS, CONCEITOS FISIOLÓGICOS DO CÉREBRO, ARTICULAÇÃO DOS CONCEITOS CEREBRAIS E A APRENDIZAGEM, RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NEURAIS COM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ALÉM DISSO, PERCEBE-SE A INTERAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NAS AULAS DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO INFANTIL II, ATRAVÉS DAS ANÁLISES NOS RELATÓRIOS POR ESCOLA, ASSIM CONSIDERA-SE ESTRUTURANTE AS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A CONSTRUÇÃO DESSA PARTICIPAÇÃO E A TEMÁTICA SER INOVADORA NAS AULAS DA EJA. ASSIM, AO RELACIONAR AS APRENDIZAGENS DE OUTRA DISCIPLINA SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ESSAS AULAS SOBRE NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA ARTICULOU CONHECIMENTOS E TROUXE AS ABORDAGENS COTIDIANAS DOS ESTUDANTES PARA O CAMPO CIENTÍFICO, AO POSSIBILITAR EXPLICAÇÕES DE FENÔMENOS NO ENCÉFALO DO SER HUMANO. POR FIM, A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES DA EJA NO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM BRINQUEDISTA AMPLIOU AS POSSIBILIDADES DE ENTENDER A IMPORTÂNCIA DESSES CONHECIMENTOS NEUROCIENTÍFICOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO, NO FORMATO DA AULAS, DIDÁTICA DOS DOCENTES, ATIVIDADES LÚDICAS E A ÉTICA DA REALIDADE COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "NEUROPEDAGOGIA, EJA, BRINQUEDUCAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID12892_03102019222501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON DE SOUZA LIMA" "autor_nome_curto" => "EDSON LIMA" "autor_email" => "edsonlima88@yahoo.com.br" "autor_ies" => "ALTERNATIVA EDUCACIONAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62227 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5815 "inscrito_id" => 12892 "titulo" => "PROGRAMA BRINQUEDUCAR: ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA COM ESTUDANTES DA EJA EM RECIFE-PE" "resumo" => "O ENSINO DA NEUROPEDAGOGIA REFERE-SE AOS NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PESQUISA NEURAL, PORÉM ENFOCA CONCEITOS RELACIONADOS À ÁREA DE EDUCAÇÃO. ESSE TRABALHO CIENTÍFICO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA/NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA COM AS TURMAS DE EJA, NO ANO DE 2018, A PARTIR DO PROGRAMA BRINQUEDUCAR PELA FORMAÇÃO EM CURSO PROFISSIONAL DE BRINQUEDISTAS. OS DADOS OBTIDOS NOS PLANEJAMENTOS DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO INFANTIL II (SUJEITO CEREBRAL), ESTRUTURA-SE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES CONTEUDISTAS EM CINCO EIXOS: CONCEITOS BIOLÓGICOS DO CÉREBRO, ASPECTOS DOS ESTÍMULOS E FUNÇÕES CEREBRAIS, CONCEITOS FISIOLÓGICOS DO CÉREBRO, ARTICULAÇÃO DOS CONCEITOS CEREBRAIS E A APRENDIZAGEM, RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NEURAIS COM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ALÉM DISSO, PERCEBE-SE A INTERAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NAS AULAS DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO INFANTIL II, ATRAVÉS DAS ANÁLISES NOS RELATÓRIOS POR ESCOLA, ASSIM CONSIDERA-SE ESTRUTURANTE AS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A CONSTRUÇÃO DESSA PARTICIPAÇÃO E A TEMÁTICA SER INOVADORA NAS AULAS DA EJA. ASSIM, AO RELACIONAR AS APRENDIZAGENS DE OUTRA DISCIPLINA SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ESSAS AULAS SOBRE NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA ARTICULOU CONHECIMENTOS E TROUXE AS ABORDAGENS COTIDIANAS DOS ESTUDANTES PARA O CAMPO CIENTÍFICO, AO POSSIBILITAR EXPLICAÇÕES DE FENÔMENOS NO ENCÉFALO DO SER HUMANO. POR FIM, A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES DA EJA NO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM BRINQUEDISTA AMPLIOU AS POSSIBILIDADES DE ENTENDER A IMPORTÂNCIA DESSES CONHECIMENTOS NEUROCIENTÍFICOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO, NO FORMATO DA AULAS, DIDÁTICA DOS DOCENTES, ATIVIDADES LÚDICAS E A ÉTICA DA REALIDADE COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "NEUROPEDAGOGIA, EJA, BRINQUEDUCAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID12892_03102019222501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON DE SOUZA LIMA" "autor_nome_curto" => "EDSON LIMA" "autor_email" => "edsonlima88@yahoo.com.br" "autor_ies" => "ALTERNATIVA EDUCACIONAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }