Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA BRINQUEDUCAR: ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA COM ESTUDANTES DA EJA EM RECIFE-PE

Palavra-chaves: NEUROPEDAGOGIA, EJA, BRINQUEDUCAR Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62227
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5815
    "inscrito_id" => 12892
    "titulo" => "PROGRAMA BRINQUEDUCAR: ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA COM ESTUDANTES DA EJA EM RECIFE-PE"
    "resumo" => "O ENSINO DA NEUROPEDAGOGIA REFERE-SE AOS NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PESQUISA NEURAL, PORÉM ENFOCA CONCEITOS RELACIONADOS À ÁREA DE EDUCAÇÃO. ESSE TRABALHO CIENTÍFICO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA/NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA COM AS TURMAS DE EJA, NO ANO DE 2018, A PARTIR DO PROGRAMA BRINQUEDUCAR PELA FORMAÇÃO EM CURSO PROFISSIONAL DE BRINQUEDISTAS. OS DADOS OBTIDOS NOS PLANEJAMENTOS DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO INFANTIL II (SUJEITO CEREBRAL), ESTRUTURA-SE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES CONTEUDISTAS EM CINCO EIXOS: CONCEITOS BIOLÓGICOS DO CÉREBRO, ASPECTOS DOS ESTÍMULOS E FUNÇÕES CEREBRAIS, CONCEITOS FISIOLÓGICOS DO CÉREBRO, ARTICULAÇÃO DOS CONCEITOS CEREBRAIS E A APRENDIZAGEM, RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NEURAIS COM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ALÉM DISSO, PERCEBE-SE A INTERAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NAS AULAS DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO INFANTIL II, ATRAVÉS DAS ANÁLISES NOS RELATÓRIOS POR ESCOLA, ASSIM CONSIDERA-SE ESTRUTURANTE AS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A CONSTRUÇÃO DESSA PARTICIPAÇÃO E A TEMÁTICA SER INOVADORA NAS AULAS DA EJA. ASSIM, AO RELACIONAR AS APRENDIZAGENS DE OUTRA DISCIPLINA SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ESSAS AULAS SOBRE NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA ARTICULOU CONHECIMENTOS E TROUXE AS ABORDAGENS COTIDIANAS DOS ESTUDANTES PARA O CAMPO CIENTÍFICO, AO POSSIBILITAR EXPLICAÇÕES DE FENÔMENOS NO ENCÉFALO DO SER HUMANO. POR FIM, A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES DA EJA NO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM BRINQUEDISTA AMPLIOU AS POSSIBILIDADES DE ENTENDER A IMPORTÂNCIA DESSES CONHECIMENTOS NEUROCIENTÍFICOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO, NO FORMATO DA AULAS, DIDÁTICA DOS DOCENTES, ATIVIDADES LÚDICAS E A ÉTICA DA REALIDADE COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "NEUROPEDAGOGIA, EJA, BRINQUEDUCAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID12892_03102019222501.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DE SOUZA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON LIMA"
    "autor_email" => "edsonlima88@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "ALTERNATIVA EDUCACIONAL "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62227
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5815
    "inscrito_id" => 12892
    "titulo" => "PROGRAMA BRINQUEDUCAR: ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA COM ESTUDANTES DA EJA EM RECIFE-PE"
    "resumo" => "O ENSINO DA NEUROPEDAGOGIA REFERE-SE AOS NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PESQUISA NEURAL, PORÉM ENFOCA CONCEITOS RELACIONADOS À ÁREA DE EDUCAÇÃO. ESSE TRABALHO CIENTÍFICO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA/NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA COM AS TURMAS DE EJA, NO ANO DE 2018, A PARTIR DO PROGRAMA BRINQUEDUCAR PELA FORMAÇÃO EM CURSO PROFISSIONAL DE BRINQUEDISTAS. OS DADOS OBTIDOS NOS PLANEJAMENTOS DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO INFANTIL II (SUJEITO CEREBRAL), ESTRUTURA-SE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES CONTEUDISTAS EM CINCO EIXOS: CONCEITOS BIOLÓGICOS DO CÉREBRO, ASPECTOS DOS ESTÍMULOS E FUNÇÕES CEREBRAIS, CONCEITOS FISIOLÓGICOS DO CÉREBRO, ARTICULAÇÃO DOS CONCEITOS CEREBRAIS E A APRENDIZAGEM, RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NEURAIS COM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ALÉM DISSO, PERCEBE-SE A INTERAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NAS AULAS DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO INFANTIL II, ATRAVÉS DAS ANÁLISES NOS RELATÓRIOS POR ESCOLA, ASSIM CONSIDERA-SE ESTRUTURANTE AS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A CONSTRUÇÃO DESSA PARTICIPAÇÃO E A TEMÁTICA SER INOVADORA NAS AULAS DA EJA. ASSIM, AO RELACIONAR AS APRENDIZAGENS DE OUTRA DISCIPLINA SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ESSAS AULAS SOBRE NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA ARTICULOU CONHECIMENTOS E TROUXE AS ABORDAGENS COTIDIANAS DOS ESTUDANTES PARA O CAMPO CIENTÍFICO, AO POSSIBILITAR EXPLICAÇÕES DE FENÔMENOS NO ENCÉFALO DO SER HUMANO. POR FIM, A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES DA EJA NO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM BRINQUEDISTA AMPLIOU AS POSSIBILIDADES DE ENTENDER A IMPORTÂNCIA DESSES CONHECIMENTOS NEUROCIENTÍFICOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO, NO FORMATO DA AULAS, DIDÁTICA DOS DOCENTES, ATIVIDADES LÚDICAS E A ÉTICA DA REALIDADE COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "NEUROPEDAGOGIA, EJA, BRINQUEDUCAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID12892_03102019222501.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DE SOUZA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON LIMA"
    "autor_email" => "edsonlima88@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "ALTERNATIVA EDUCACIONAL "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DA NEUROPEDAGOGIA REFERE-SE AOS NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PESQUISA NEURAL, PORÉM ENFOCA CONCEITOS RELACIONADOS À ÁREA DE EDUCAÇÃO. ESSE TRABALHO CIENTÍFICO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE NEUROPEDAGOGIA/NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA COM AS TURMAS DE EJA, NO ANO DE 2018, A PARTIR DO PROGRAMA BRINQUEDUCAR PELA FORMAÇÃO EM CURSO PROFISSIONAL DE BRINQUEDISTAS. OS DADOS OBTIDOS NOS PLANEJAMENTOS DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO INFANTIL II (SUJEITO CEREBRAL), ESTRUTURA-SE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES CONTEUDISTAS EM CINCO EIXOS: CONCEITOS BIOLÓGICOS DO CÉREBRO, ASPECTOS DOS ESTÍMULOS E FUNÇÕES CEREBRAIS, CONCEITOS FISIOLÓGICOS DO CÉREBRO, ARTICULAÇÃO DOS CONCEITOS CEREBRAIS E A APRENDIZAGEM, RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NEURAIS COM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ALÉM DISSO, PERCEBE-SE A INTERAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NAS AULAS DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO INFANTIL II, ATRAVÉS DAS ANÁLISES NOS RELATÓRIOS POR ESCOLA, ASSIM CONSIDERA-SE ESTRUTURANTE AS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A CONSTRUÇÃO DESSA PARTICIPAÇÃO E A TEMÁTICA SER INOVADORA NAS AULAS DA EJA. ASSIM, AO RELACIONAR AS APRENDIZAGENS DE OUTRA DISCIPLINA SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ESSAS AULAS SOBRE NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA ARTICULOU CONHECIMENTOS E TROUXE AS ABORDAGENS COTIDIANAS DOS ESTUDANTES PARA O CAMPO CIENTÍFICO, AO POSSIBILITAR EXPLICAÇÕES DE FENÔMENOS NO ENCÉFALO DO SER HUMANO. POR FIM, A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES DA EJA NO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM BRINQUEDISTA AMPLIOU AS POSSIBILIDADES DE ENTENDER A IMPORTÂNCIA DESSES CONHECIMENTOS NEUROCIENTÍFICOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO, NO FORMATO DA AULAS, DIDÁTICA DOS DOCENTES, ATIVIDADES LÚDICAS E A ÉTICA DA REALIDADE COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.