O USO DA TECNOLOGIA COMO UM RECURSO LÚDICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61707 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3001 "inscrito_id" => 3552 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA COMO UM RECURSO LÚDICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO" "resumo" => "A EDUCAÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS PILARES DE UMA SOCIEDADE, POR SEU CARÁTER TRANSFORMADOR E IMPACTANTE EM UM PAÍS, NESSE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO BUSCOU ENFATIZAR A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ÂMBITO ESTUDANTIL, QUE, AO SEREM USADAS DE FORMA CONSCIENTE E RESPONSÁVEL, TORNAM-SE UMA SUGESTÃO DE ALTA RELEVÂNCIA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ALUNO, EM CONSEQUÊNCIA DO FENÔMENO TECNOLÓGICO SER UMA REALIDADE VIGENTE, O QUAL ATINGE TODAS AS ESFERAS SOCIAIS E ECONÔMICAS. DESSA FORMA, A PROPOSTA UTILIZADA FOI UM JOGO DIGITAL, CONSTRUTOR DE ÁREA, COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO, BUSCOU-SE DINAMIZAR A AULA, AUMENTANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E OS DOCENTES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM RELAÇÃO A ABORDAGEM DO PROBLEMA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA, JÁ EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS CARACTERIZA-SE COMO EXPLORATÓRIA E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS UTILIZADOS CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O INTERESSE E O DESENVOLVIMENTO DOS DISCENTES MEDIANTE A NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO, ALÉM DE TER REFORÇADO OS CONTEÚDOS EXPOSTOS DE FORMA PRÁTICA. PERCEBEU-SE AINDA QUE, A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIGITAL, FOI UM RECURSO METODOLÓGICO EDUCATIVO SIGNIFICATIVO NA COMPREENSÃO NOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO NAS AULAS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. DESTACA-SE AINDA, QUE AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DO USO DE JOGOS DIGITAIS ESTIMULAM A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS, ELEVANDO SUAS HABILIDADES, SUA AUTONOMIA, SEU SENSO DE INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO DENTRE OUTRAS COMPETÊNCIAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, JOGO DIGITAL, APRENDIZAGEM, ÁREA, ÁREA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID3552_06092019231647.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA THAYS ALMEIDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA THAYS" "autor_email" => "mtmariathays@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61707 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3001 "inscrito_id" => 3552 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA COMO UM RECURSO LÚDICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO" "resumo" => "A EDUCAÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS PILARES DE UMA SOCIEDADE, POR SEU CARÁTER TRANSFORMADOR E IMPACTANTE EM UM PAÍS, NESSE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO BUSCOU ENFATIZAR A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ÂMBITO ESTUDANTIL, QUE, AO SEREM USADAS DE FORMA CONSCIENTE E RESPONSÁVEL, TORNAM-SE UMA SUGESTÃO DE ALTA RELEVÂNCIA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ALUNO, EM CONSEQUÊNCIA DO FENÔMENO TECNOLÓGICO SER UMA REALIDADE VIGENTE, O QUAL ATINGE TODAS AS ESFERAS SOCIAIS E ECONÔMICAS. DESSA FORMA, A PROPOSTA UTILIZADA FOI UM JOGO DIGITAL, CONSTRUTOR DE ÁREA, COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO, BUSCOU-SE DINAMIZAR A AULA, AUMENTANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E OS DOCENTES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM RELAÇÃO A ABORDAGEM DO PROBLEMA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA, JÁ EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS CARACTERIZA-SE COMO EXPLORATÓRIA E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS UTILIZADOS CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O INTERESSE E O DESENVOLVIMENTO DOS DISCENTES MEDIANTE A NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO, ALÉM DE TER REFORÇADO OS CONTEÚDOS EXPOSTOS DE FORMA PRÁTICA. PERCEBEU-SE AINDA QUE, A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIGITAL, FOI UM RECURSO METODOLÓGICO EDUCATIVO SIGNIFICATIVO NA COMPREENSÃO NOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO NAS AULAS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. DESTACA-SE AINDA, QUE AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DO USO DE JOGOS DIGITAIS ESTIMULAM A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS, ELEVANDO SUAS HABILIDADES, SUA AUTONOMIA, SEU SENSO DE INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO DENTRE OUTRAS COMPETÊNCIAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, JOGO DIGITAL, APRENDIZAGEM, ÁREA, ÁREA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID3552_06092019231647.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA THAYS ALMEIDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA THAYS" "autor_email" => "mtmariathays@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }