Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 253
SALA DE ESPERA COMO UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NA POLICLÍNICA REGIONAL DR. MANOEL CARLOS DE GOUVÊA, NO MUNICÍPIO DE IGUATU, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL.

Palavra-chaves: SALA DE ESPERA, ASSISTÊNCIA À SAÚDE, ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A VIVÊNCIA ACERCA DA INCORPORAÇÃO DA SALA DE ESPERA COMO UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM UMA POLICLÍNICA DA REGIÃO CENTRO-SUL DO CEARÁ. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, FOMENTADO ATRAVÉS DE PRÁTICAS ASSISTENCIAIS REALIZADAS NA POLICLÍNICA REGIONAL DR. MANOEL CARLOS DE GOUVÊA, NO MUNICÍPIO DE IGUATU, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL, NO PERÍODO DE JULHO DE 2016 A OUTUBRO DE 2018. OS SUJEITOS DAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS FORAM OS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), DE AMBOS OS SEXOS E EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS, ATENDIDOS NOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, TERAPIA OCUPACIONAL, FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM, BIOQUÍMICA E NUTRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO. A INCORPORAÇÃO DO TRAJETO METODOLÓGICO DEU-SE POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS (PALESTRAS, RODAS DE CONVERSA, ORIENTAÇÕES EM GRUPOS, ETC.), DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE INCORPORADAS NOS PERÍODOS REFERENTES ÀS DATAS E CAMPANHAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. AINDA SÃO ABORDADOS NO DECORRER DO TEXTO ALGUNS AUTORES DESTACANDO ALGUNS AUTORES QUE ABORDAM ESSAS QUESTÕES. AO FINAL DO TRABALHO, PERCEBEMOS QUE O PAPEL DA POLICLÍNICA REGIONAL DR. MANOEL CARLOS DE GOUVÊA VAI MUITO ALÉM DO QUE OFERECER OS SERVIÇOS BÁSICOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA POPULAÇÃO, ELA TAMBÉM OPORTUNIZA ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO QUE GERAM MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS NOS USUÁRIOS QUE UTILIZAM SEUS SERVIÇOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.